header top bar

section content

Botafogo-PB e Londrina vão se enfrentar apenas pela segunda vez na história nesta quarta-feira

No primeiro duelo, melhor para o clube paraibano, que foi até o Paraná e conseguiu vencer a partida no Estádio do Café, válida pelo Campeonato Brasileiro de 1978

Por GEPB

13/03/2019 às 08h06

Botafogo-PB espera repetir o feito do passado e vencer o jogo desta quarta-feira (Foto: Pedro Alves / GloboEsporte.com)

Quando Botafogo-PB e Londrina iniciarem a partida nesta quarta-feira no Estádio Almeidão, as equipes vão apenas para o segundo confronto na história dos clubes. Tradicionais em suas regiões, os time não se encontraram mais do que uma vez na trajetória do futebol brasileiro. Esse, inclusive, será o primeiro duelo em solo paraibano. O primeiro e único confronto entre Belo e Tubarão foi no Paraná, na década de 1970, e vencido pelo time da Paraíba.

Mais precisamente em 1978. Foi no Campeonato Brasileiro daquele ano. Os times fizeram boas campanhas e se encontraram na terceira fase do nacional. O Belo era comandado pelo histórico Caiçara, que dois anos depois iria se eternizar na história do time paraibano, levando a equipe a vencer o Flamengo de Zico em pleno Maracanã.

Na terceira fase, o grupo tinha oito equipes: Botafogo-PB, Londrina, Guarani, Internacional, Botafogo-SP, Goiás, Santos e Goytacaz-RJ. Todos se enfrentaram em partidas apenas de ida. Coube ao Botafogo-PB viajar até o Paraná para encarar o Londrina, no Estádio do Café, palco do duelo de volta na terceira fase da Copa do Brasil deste ano.

Segundo conta o historiador e conselheiro do Belo, Raimundo Nóbrega, a partida foi equilibrada na primeira etapa. O primeiro gol, no entanto, já no segundo tempo, foi do time da casa (marcado por China). Até que o Botafogo-PB acordou e definiu o placar ao seu favor. Com influência total de um dos ídolos botafoguenses.

– Aí entrou em cena um velho conhecido da torcida botafoguense e nosso ídolo. Magno até então não se firmava como titular. Aos 25 minutos do segundo tempo, o técnico Caiçara colocou Magno no lugar de Chico Alves. Ele empatou o jogo aos 29 minutos. Aos 44 minutos, Magno marcou novamente e deu a vitória ao Belo nesse grande jogo. A partir daí, Magno foi aos poucos se firmando como titular do time. Não conseguimos nos classificar para a fase seguinte, mas fizemos uma boa campanha – comentou Raimundo.

A segunda partida da história entre Botafogo-PB e Londrina talvez não envolva um imaginário de tantos craques e ídolos, mas tem sua carga de importância moderna. O duelo vale ao vencedor R$ 1,9 milhão, que é a cota destinada aos times que avançarm para a quarta fase do torneio.

O jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil entre Botafogo-PB e Londrina acontece nesta quarta-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O duelo começa às 19h15 e terá transmissão exclusiva do GloboEsporte.com.

Fonte: GEPB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/copa-do-brasil/noticia/botafogo-pb-e-londrina-vao-se-enfrentar-apenas-pela-segunda-vez-na-historia-nesta-quarta-feira.ghtml

Recomendado pelo Google: