header top bar

section content

Únicos a vencer, Grêmio e Inter “salvam a pátria” nos jogos de ida das oitavas da Libertadores

Dupla Gre-Nal larga com vantagem do empate no segundo jogo para avançar às quartas de final; Palmeiras e Cruzeiro têm vida "mais tranquila" que Flamengo e Athletico-PR

Por Globo Esporte

26/07/2019 às 09h09

Gremistas comemoram vitória com um a menos sobre o Libertad (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O Brasil conseguiu colocar seis representantes nas oitavas de final da Libertadores. De todos classificados para a competição, apenas o Atlético-MG não avançou. Mas a superioridade tupiniquim não correspondeu nos jogos de ida do mata-mata nesta semana. Somente Grêmio e Inter levam a vantagem da vitória ao segundo confronto contra seus adversários.

Ao contrário do que dita a história, a dupla Gre-Nal não se encontra em uma gangorra. O momento de ambos os clubes é tão bom que, se o Colorado vence num dia, na noite seguinte o Tricolor também ganha.

O Inter triunfou sobre o Nacional na última quarta-feira, no Uruguai, com gol de Guerrero no último minuto. O Grêmio também contou com seu camisa 9 na quinta. Diego Tardelli abriu o placar, e o zagueiro David Braz fechou o 2 a 0 sobre o Libertad, na Arena.

— Ficou nítido o quanto o grupo sabe jogar esse tipo de competição. A gente sabe que Libertadores é guerra. É importante levar essa vantagem para o jogo de volta, ainda mais lá no Paraguai. A equipe deles é qualificada, ficou na nossa frente na fase de grupos. Mas se jogarmos como jogamos hoje (quinta), encaminhamos bem a classificação — analisou o tricolor Everton.

— Soubemos como conter eles, controlar o jogo e, no fim, tive a chance do gol. O mais importante era ganhar. Sabemos que temos que jogar da mesma forma em casa, botar mais intensidade ainda. Continuamos no caminho certo. Não podemos nos desconcentrar — assegurou o colorado Paolo Guerrero.

Por outro lado, os outros quatro clubes brasileiros não conseguiram vencer. O Palmeiras e o Cruzeiro ao menos conquistaram empates fora de casa, contra Godoy Cruz e River Plate, respectivamente. Ambos têm a vantagem da vitória mínima no segundo jogo, em seus domínios. O time paulista, inclusive, pode até empatar por 0 a 0 e 1 a 1 que garante a vaga.

Já o Flamengo precisará de toda força do Maracanã para fazer três gols de diferença sobre o Emelec, que venceu por 2 a 0 no Equador. Quem também está em condição desfavorável é o Athletico-PR, que perdeu por 1 a 0 para o Boca Juniors, em Curitiba, e precisará ganhar por dois ou mais gols de diferença na Argentina.

O Inter começa o confronto contra o Nacional, no Beira-Rio, na próxima quarta-feira, às 19h15, classificado. Avança se vencer ou empatar. Caso perca por 1 a 0, ainda tem a chance de se classificar nas penalidades. Derrota por dois gols de diferença ou por um gol a partir de 2 a 1 é favorável ao time uruguaio.

Já o Grêmio pode até perder por um gol de diferença que garante vaga às quartas de final da Libertadores. Derrota por 2 a 0 leva o jogo para os pênaltis, e qualquer revés por dois gols de diferença a partir de 3 a 1 também lhe é favorável. O jogo de volta contra o Libertad acontece na quinta, às 21h30, no Paraguai.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/libertadores/noticia/unicos-a-vencer-gremio-e-inter-salvam-a-patria-nos-jogos-de-ida-das-oitavas-da-libertadores.ghtml

Recomendado pelo Google: