header top bar

section content

DNA ofensivo e estilo enérgico: Flamengo x Grêmio coloca frente a frente “popstars” Jesus e Renato

Técnicos se enfrentam pela primeira vez e têm algumas características parecidas. Portaluppi tem trabalho consolidado no Tricolor, e português busca escrever sua história no Brasil

Por Globo Esporte

09/08/2019 às 06h59

Na beira do campo, são um show à parte. Gritam, andam, pulam, gesticulam e dão trabalho para o quarto árbitro (Foto: GloboEsporte.com)

O Maracanã vai receber neste sábado, no Flamengo x Grêmio, um duelo inédito de dois dos principais treinadores do futebol brasileiro atualmente: Jorge Jesus e Renato Portaluppi. Ambos têm características parecidas, com muita energia à beira do campo, e são popstars. Um é gaúcho, tem 56 anos, alma carioca e já foi “Rei do Rio”, e o outro, uma estrela em Portugal, tem 65 anos e tenta escrever sua história no Rubro-Negro.

A tendência é de que o Grêmio seja formado por reservas, já que na quarta-feira seguinte a equipe enfrenta o Athletico-PR pela semifinal da Copa do Brasil. Renato, no entanto, tem um ponto a seu favor na comparação com Jesus: um trabalho já consolidado. Com a demissão de Mano Menezes no Cruzeiro, ele passou a ser o técnico mais longevo da elite do futebol brasileiro.

O treinador assumiu o comando da equipe gaúcha no dia 19 de setembro de 2016 – 1054 dias no total, com direito a título de Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana. Já o português foi apresentado no dia 10 de junho deste ano, completa 60 dias de trabalho nesta sexta. Ambos já viveram os dois lados da moeda e têm chance de reeditar este duelo na semifinal da Libertadores deste ano, caso passem pelas quartas.

Jogo ofensivo, comando enérgico e estilo midiático

Renato Portaluppi e Jorge Jesus montam seus times com DNA ofensivo, privilegiando a qualidade técnica, embora cobrem bastante a solidez defensiva. No Flamengo, o português, quando tem todos os jogadores à disposição, costuma escalar apenas um volante e dois atacantes de ofício.

Na beira do campo, são um show à parte. Gritam, andam, pulam, gesticulam e dão trabalho para o quarto árbitro. No microfone, o show continua. Os treinadores também são famosos pelas boas entrevistas, com boas doses de sinceridade e frases de efeito – no caso de Renato, às vezes de óculos escuros. Um prato cheio para as manchetes dos jornais e para os memes da internet.

A vinda para o Brasil não diminuiu a importância do mister Jorge Jesus em Portugal, onde é um popstar. Tudo o que o treinador faz ou fala pelo Flamengo é noticiado em seu país.

No Campeonato Brasileiro, o Flamengo de Jesus está à frente do Grêmio de Renato. O Rubro-Negro é o terceiro colocado com 24 pontos, enquanto o Tricolor é o 13º com 17.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/dna-ofensivo-e-estilo-energico-flamengo-x-gremio-coloca-frente-a-frente-popstars-jesus-e-renato.ghtml

Recomendado pelo Google: