header top bar

section content

Palmeiras goleia Oeste por 4 a 0 no Pacaembu pelo Paulista

Capitão da partida na ausência de Felipe Melo, Willian vestiu a braçadeira em um início de partida pela terceira vez desde que chegou ao clube em 2017

Por Palmeiras

30/01/2020 às 08h03

(Foto: Cesar Greco/Divulgação)

O Palmeiras recebeu na noite desta quarta-feira (29), no Pacaembu, a equipe do Oeste, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista 2020. Pelo placar de 4 a 0, com gol de Gustavo Scarpa aos 36 do primeiro tempo, de pênalti, e outros três de Willian, aos 13, 20 e 34 da etapa final, o Palmeiras saiu vitorioso no primeiro jogo do Palmeiras como mandante no ano de 2020.

O duelo aconteceu teve como anfitrião o Pacaembu pelo fato de o Allianz Parque passar por reforma no gramado: deixará de ser uma grana natural para ser sintética, visando a qualidade de jogo e também a rápida recuperação para que o clube não perca jogos em sua arena após shows. A expectativa é de que o estádio palestrino esteja à disposição do time já no mês de fevereiro.

Capitão da partida na ausência de Felipe Melo, Willian vestiu a braçadeira em um início de partida pela terceira vez desde que chegou ao clube em 2017. As outras duas vezes anteriores foram durante os Brasileirões de 2018 e de 2019. O jogador, como comandante do time em campo, mostrou bom futebol: fez três gols (o segundo, o terceiro e o quarto do Verdão na goleada), sendo o primeiro deles um golaço!

Com isso, Willian Bigode chegou a cinco tentos em cinco partidas na temporada – já é o artilheiro do time no ano – e 43 tentos pelo clube no total, superando, portanto, o meio-campista chileno Valdivia, que possui 41 (em 241 jogos), passando a ocupar o posto isolado de terceiro maior artilheiro da história palmeirense no Século XXI, atrás apenas de Vágner Love (54 gols) e de Dudu (68 gols). O atacante atuou, ao todo, 154 vezes pelo Maior Campeão do Brasil.

Este foi o primeiro hat-trick de Willian no Palmeiras sendo que o último jogador a marcar três gols pelo clube havia sido Luiz Adriano na partida diante do Fluminense, no Campeonato Brasileiro de 2019 (marcando todos os gols da partida na vitória por 3 a 0), no Allianz Parque. Já o último hat-trick do Palmeiras no Campeonato Paulista, foi marcado por Robert, na vitória por 4 a 3 sobre o Santos em 2010, na Vila Belmiro (o outro gol palmeirense foi de Diego Souza). Já no Pacaembu, o triplete mais recente aconteceu em 2014, em partida diante da Chapecoense, triunfo do Palmeiras por 4 a 2, feito por Henrique Dourado (o outro tento foi de Wesley), em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

Gustavo Scarpa voltou ao time em grande estilo. Relacionado pela primeira vez no ano contra o Ituano e, depois, diante do São Paulo, o jogador só estreou em 2020 frente o Oeste, nesta noite, e já deixou sua marca – fez o tento que inaugurou o placar no Pacaembu. Vale ressaltar que o meio-campista terminou a temporada de 2019 como artilheiro do time, com 13 gols. Gustavo Scarpa chegou ao clube esmeraldino em 2018 e, em sua primeira temporada na agremiação, já sagrou-se campeão brasileiro. Ao todo, Scarpa soma 72 jogos e 19 gols no Maior Campeão do Brasil.

Outro atleta que merece destaque individual é Marcos Rocha. Com duas assistências em 2020 (uma para o gol de Zé Rafael no jogo contra o Ituano pela 1ª rodada do Paulista e, agora, para o gol de Willian, contra o Oeste, na 3ª rodada), Marcos Rocha é o garçom do Palmeiras em 2020, ao lado de Zé Rafael (o camisa 8 também acumula dois passes a gol no ano: um na Florida Cup, contra o New York City-EUA, e outro no próprio duelo diante do Ituano, ambos os passes foram para Willian Bigode).

Vale lembrar que, em 2019, o lateral-direito já havia sido o vice-assistente do elenco, com sete passes a gol, ao lado de Gustavo Scarpa – ambos ficaram atrás apenas de Dudu (líder disparado, com 18). Em 2018, também não ficou pra trás no quesito: somou oito assistências, ficando na quarta posição (atrás apenas de Willian, com nove, Lucas Lima, com 12, e de Dudu, com 19).

Além dos desarmes, o camisa 2 já acumulou bons índices outrora de interceptações e cruzamentos. Neste último quesito, inclusive, de acordo com dados do Footstats – atualizados até o final da partida entre Palmeiras e Ituano desta quarta-feira (22) –, estreia do Campeonato Paulista 2020, Marcos Rocha já ocupa a segunda colocação dentre os jogadores com mais cruzamentos certos no certame (ou seja, quando a bola é cruzada, recebida e dominada pelo companheiro de time): foram dois toques na medida para deixar seus companheiros em chance real de marcar um gol. Neste quesito, apenas Bidu – lateral do Guarani –, com seis cruzamentos, supera Marcos Rocha.

O duelo marcou ainda o reencontro de Vanderlei Luxemburgo com o Pacaembu, palco no qual o treinador tem trajetória vitoriosa dirigindo o time palmeirense: conduziu o time palmeirense à conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1993 e do Campeonato Brasileiro de 1994 e, nas duas ocasiões, o adversário foi o Corinthians. Este foi o 17º duelo de Luxemburgo no estádio municipal. O saldo impressiona! Apenas uma derrota, com nove vitórias e seis empates. Sob o comando de Vanderlei, são 30 gols marcados e 12 sofridos no estádio municipal.

Em sua quinta passagem pelo Maior Campeão do Brasil (1993/1994; 1995/1996; 2002; 2008/2009 e a atual), Vanderlei Luxemburgo chegou à sua 378ª partida no clube, acumulando 230 vitórias, 82 empates e 66 derrotas e tem no currículo, pelo clube, as conquistas dos Paulistas de 1993, 1994, 1996 e 2008, dos Brasileiros de 1993 e 1994, e do Torneio Rio-São Paulo de 1993.

Vanderlei Luxemburgo, aliás, possui ótimo retrospecto em disputas do Campeonato Paulista pelo Verdão: das cinco vezes anteriores em que comandou o Alviverde no Estadual, o professor conduziu o time ao título em quatro delas: em 1993, 1994, 1996, 2008 e 2009. Com esse número, o treinador se tornou o comandante com o maior número de canecos estaduais levantados pelo clube, ao lado de Oswaldo Brandão (que faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974). Vale lembrar que o Supercampeonato Paulista de 2002 não entra na conta de Estaduais disputador por Vanderlei, já que o torneio, nessa edição, possuía outra fórmula de disputa e seus dados não são contabilizados para efeito de estatísticas junto aos demais.

Recomendado pelo Google: