header top bar

section content

Jovem de 23 anos forma time de futebol feminino mirim e empodera meninas em comunidade cigana de Sousa

Samara Soares formou time de futebol infantil a partir da sua observação do cotidiano da comunidade

Por Jocivan Pinheiro

15/03/2020 às 19h08 • atualizado em 15/03/2020 às 19h17

Samara (agachada de boné) com o time feminino mirim Bela Vista

Na comunidade cigana de Pedro Maia, no município de Sousa, Sertão paraibano, a iniciativa de uma técnica de enfermagem e estudante de Pedagogia está empoderando meninas através do futebol.

Samara Soares, de 23 anos, formou o time de futebol infantil Bela Vista a partir da sua observação do cotidiano da comunidade, onde, segundo ela, meninas jogavam na rua com uma “bolinha seca”.

Antes de Samara formar o time infantil, a comunidade cigana de Pedro Maia tinha apenas o time adulto feminino Bela Vista, onde a técnica de enfermagem joga e é capitã. Mas ela conta que sentiu a necessidade de envolver as garotas no futebol já nas categorias de base, unindo esporte e cidadania.

“Primeiro comecei olhando duas [meninas] jogarem com uma bolinha seca na comunidade. Fiquei observando e tive a ideia de convidar elas pra formar um time e elas na hora ficaram super ansiosas pra isso”, conta Samara.

VEJA TAMBÉM

Clube de futebol da cidade de Pombal forma time feminino e dá exemplo esportivo e de cidadania

Além de treinar o time mirim, Samara joga no time adulto de futebol feminino Bela Vista

Samara Soares conta ainda que rapidamente formou um grupo de nove meninas. O passo seguinte foi conquistar material esportivo de boa qualidade.

“Saí pelas casas chamando quem se interessava e quando olhei, tinha umas nove meninas de certeza. Arrumei uma bola emprestada pra elas, depois postei a foto delas e um rapaz muito bondoso de Sumé (CE) me prometeu duas bolas, umas camisas e uns colete que era de uma equipe dele”.

As equipes de futebol feminino Bela Vista treinam de segunda a sábado. O time adulto disputa campeonatos de quadra na cidade de Sousa e campeonatos de campo em Cajazeiras. Já o infantil tem disputado amistosos de campo e, pelos resultados, mostra que está sendo bem treinada por Samara. Foram duas vitórias por goleada, uma de 10 a 0 e outra que não traz boas lembranças aos brasileiros: 7 a 1.

“Todo mundo me dá parabéns pela minha atitude e pela paciência com essas crianças. Eu sou muito grata por ocupar a mente delas e fazer o bem pra elas”, ressalta Samara.

DIÁRIO ESPORTIVO

Recomendado pelo Google: