header top bar

section content

Pena de Neymar é reduzida por apenas um jogo, confirma Conmebol

Em comunicado confuso, com duas versões, entidade diminui suspensão do atacante de dois para um jogo. Tribunal de Disciplina definirá punição adicional

Por

19/06/2015 às 07h15

Neymar durante Brasil x Colômbia: atacante pode ficar fora da Copa América (Foto: Ricardo Moraes)

A Conmebol divulgou duas versões de um comunicado, nesta quinta-feira, para anunciar a abertura de procedimento contra Neymar no Tribunal de Disciplina da entidade. Na primeira delas, foi informado que o brasileiro estava suspenso por dois jogos automaticamente. Pouco depois, o texto foi modificado e o gancho foi reduzido para apenas uma partida. A confusão aumentou o clima de incerteza sobre o caso.

Desde ontem, havia a dúvida sobre qual era o tamanho da suspensão automática de Neymar. Isso porque o brasileiro, no duelo com a Colômbia, pela Copa América, na última quarta, levou o segundo cartão amarelo na competição por ter supostamente tentando tocar a bola com a mão, o que já renderia um jogo de gancho. No fim do duelo, o atacante acertou uma bolada em Armero e fez menção de dar uma cabeçada em Murillo, causando confusão generalizada no campo.

O brasileiro chegou a ser empurrado fortemente por Bacca antes de deixar o gramado. Na saída, já no túnel para o vestiário, levou o cartão vermelho, que também valeria mais um jogo de suspensão automática. De acordo com o regulamento da Copa América (artigo 29), os ganchos devem ser acumulados.

Com isso, Neymar estaria fora de duas partidas, contra Venezuela e de uma eventual quartas de final, caso o Brasil se classifique. Fora isso, o brasileiro ainda teria que passar pelo Tribunal de Disciplina, que julgaria o caso, podendo aumentar a pena.

Até a noite de ontem, a informação era de que Neymar estava suspenso por dois jogos, mas o presidente do Tribunal, o brasileiro Caio César Vieira Rocha, já alertava, na manhã desta quinta, não garantir que as penas automáticas se acumulariam. No início da tarde, a Conmebol confirmou as duas partidas de suspensão, para mudar o texto da nota em seguida. Se confirmar a alteração, a entidade desrespeitará o próprio regulamento.

Em mais uma inconsistência, a entidade afirma que o veredicto sai na "sexta (20)". No entanto, o dia 20 é sábado.

Prazo para defesa

O que não mudou no comunicado da Conmebol foi a abertura do procedimento contra Neymar. Com isso, a CBF tem 24 horas – ou até 12h desta sexta-feira – para apresentar defesa. Os membros do Comitê se reunirão – todos estão no Chile – para definir se Neymar será punido e qual será a sanção adicional.

De acordo com o Código de Disciplina da Conmebol, o jogador, se for considerado culpado por agressão, pega no mínimo três jogos de gancho.

“Depois de a CBF apresentar a defesa, os membros do comitê (tribunal) vão se reunir para definir a pena. Tudo tem que ser rápido, já que a Copa América é um torneio curto”, disse Rocha, que por ser brasileiro não participa do julgamento. O mesmo acontece com o colombiano Orlando Morales Leal. Rocha acredita que a decisão final sai até domingo, no máximo.

Punição pode ficar para 2016

Assim, o destino de Neymar fica nas mãos dos outros três membros: o uruguaio Adrián Leiza Zunino, vice-presidente do comitê; o boliviano Alberto Lozada Añez; e o chileno Carlos Tapia Aravena.

Rocha confirmou que, se Neymar receber uma punição por jogos, ele cumpre nesta edição da Copa América. Caso o número de partidas de suspensão seja maior que o de duelos da seleção brasileira, a sanção será transferida para a edição de 2016, que vai comemorar o centenário do torneio.

No entanto, caso Neymar seja punido por tempo, ele ficará fora de qualquer partida de competições no âmbito  da Conmebol no período definido pelo comitê. Neste caso, apesar de as Eliminatórias estarem sob responsabilidade da Fifa, é possível que o atacante perca compromissos no campeonato que vale vaga na Copa do Mundo de 2018.

 Band

Tags:
Recomendado pelo Google: