header top bar

section content

Câmara aprova criação do Sistema Cicloviário de Cajazeiras, projeto do vereador Neguin do Mondrian

Além da zona urbana, o sistema deve contemplar também terrenos marginais às linhas férreas, nas margens de cursos d'água, nos parques e outros espaços.

Por

16/06/2015 às 19h10

A Câmara Municipal de Cajazeiras aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Alysson Lira (PDT – Neguin do Mondrian) que cria o Sistema Cicloviário do Município de Cajazeiras, cujo principal objetivo é incentivar e garantir o uso de bicicletas no deslocamento do cidadão, seja como lazer, prática esportiva ou no dia-a-dia.

Para o vereador autor do projeto, a “cultura da bicicleta” traz uma série de benefícios individuais e coletivos, entre eles a melhoria na qualidade de vida no âmbito da saúde e melhorias na mobilidade urbana da cidade.

O Sistema Cicloviário de Cajazeiras prevê não somente a mera implantação de ciclovias, mas todo um complexo formado também por sinalizações, faixas compartilhadas, rotas operacionais, locais específicos e seguros para estacionamento (bicicletários e paraciclos, inclusive nos terminais de transporte coletivo) e até atividades educativas visando à formação de comportamento seguro e responsável no uso da bicicleta, tudo garantido pelo Sistema Integrado de Transporte de Passageiros (SITP).

Além da zona urbana, o sistema deve contemplar também “terrenos marginais às linhas férreas, nas margens de cursos d'água, nos parques e em outros espaços naturais”, de acordo com o Parágrafo II do Artigo 3º.

O vereador Neguin do Mondrian lembrou que a necessidade de investir na estrutura para a prática do ciclismo foi amplamente debatida durante uma sessão especial realizada no último dia 2 para discutir os problemas do trânsito de Cajazeiras, fato que despertou nele a urgência criar o projeto e colocá-lo em votação.

DIÁRIO DO SERTÃO com Parlamento CZ

Tags:
Recomendado pelo Google: