header top bar

section content

TJD-PB vai apreciar denúncia da FPF contra o Atlético de Cajazeiras

Trovão Azul ainda corre o risco de rebaixamento se for condenado pelo Tribunal. A acusação é que o clube tenha escalado de forma irregular Alisson e Fabinho Vitória

Por

19/05/2015 às 07h55

Apesar de não entrar mais em campo pelo Campeonato Paraibano, o Atlético de Cajazeiras ainda corre risco de perder pontos. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) denunciou o clube ao Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB) por suposta escalação irregular do zagueiro Alisson e, se for punido, o Trovão pode perder até quatro pontos.

Mas o julgamento sequer tem data para acontecer. O processo ainda vai ser avaliado pelo TJD-PB e uma decisão sobre o caso deve ser tomada apenas após o fim do estadual.

A notificação enviada pela FPF ao TJD-PB indica que Alisson atuou de forma irregular em uma das partidas do Atlético-PB no Paraibano. De acordo com as súmulas da própria Federação, o jogo em questão foi contra o Lucena, no dia 1º de abril, pela 10ª rodada da primeira fase. O zagueiro teria que ter cumprido suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo na partida anterior, contra o Botafogo-PB (os outros dois foram contra Sousa e Treze).

Se a denúncia for mesmo julgada e o TJD-PB confirmar a irregularidade da escalação do jogador, o Atlético-PB pode perder até quatro pontos, já que, segundo o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o clube que incluir na equipe um atleta em situação irregular perde o número máximo de pontos atribuídos a uma vitória (três) somados aos conquistados pelo time na partida (o Trovão empatou com o Lucena por 2 a 2).

Segundo a secretaria do TJD-PB, antes de ser encaminhado a julgamento, o processo ainda vai ser avaliado para se averiguar se foi feito seguindo todas as exigências legais.

O clube de Cajazeiras ainda recebeu outras duas denúncias antes dessa, ambas sobre escalações irregulares de jogadores. O Lucena acusou o Trovão de escalar o lateral Marquelino contra o Auto Esporte, no dia 9 de abril (pela 12ª rodada), mesmo ele tendo que cumprir suspensão por ter recebido amarelos contra Sousa, Miramar e Santa Cruz-PB. Mas esse processo foi arquivado porque, segundo o TJD-PB, estava fora do prazo, e além disso o Tubarão do Norte não pagou as taxas do processo.

O outro clube que denunciou o Trovão Azul foi o Santa Cruz-PB, alegando escalação irregular do volante Fabinho Vitória e do zagueiro Alisson. Esse processo também foi arquivado porque o clube de Santa Rita enviou equivocadamente para a FPF e não para o Tribunal; por isso, a denúncia não foi aceita.

O documento da Federação também cita o volante Fabinho Vitória como um dos acusados de irregularidade, mas a unidade técnica da FPF constatou que esse jogador estava regular.Segundo a Federação, Fabinho Vitória de fato recebeu cartões amarelos em três jogos seguidos. Mas em um destes jogos, o atleta levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Quando isto acontece, o cartão amarelo e anulado, já que estes se transformam num vermelho.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: