header top bar

section content

SP domina clássico, vence e pega Cruzeiro; Corinthians enfrenta paraguaios

A equipe de Tite foi a quinta melhor da fase de grupos, mas perde sequência de 24 jogos oficiais sem perder em 2015

Por

23/04/2015 às 08h00

Luis Fabiano chuta para marcar o primeiro gol do São Paulo contra o Corinthians

O clima era de desconfiança, mas o São Paulo fez valer sua tradição em Copa Libertadores para avançar com bastante autoridade. Nesta quarta-feira, contra um Corinthians em queda acentuada e com invencibilidade batida, os são-paulinos venceram por 2 a 0 e carimbaram o passaporte na próxima fase da competição.

Os confrontos estão definidos. Melhor segundo colocado, o São Paulo irá enfrentar o Cruzeiro nas oitavas de final. O Corinthians, que pegaria o Atlético-MG em caso de derrota pelo placar mínimo, ao ser batido por 2 a 0 encaminhou um cruzamento que inspira menor preocupação. Será rival do Guarani-PAR.

A equipe de Tite foi a quinta melhor da fase de grupos, mas perde sequência de 24 jogos oficiais sem perder em 2015. Os são-paulinos, por sua vez, venceram o rival no Morumbi pela primeira vez desde 2007.

Em mais uma oportunidade, a indisciplina de Emerson Sheik custou ao Corinthians. Ele foi expulso no início do jogo por agressão a Rafael Toloi e prejudicou todo o planejamento para o Morumbi. Pressionado pelo São Paulo na véspera, Sandro Ricci ainda mostrou cartões vermelhos rigorosos para Mendoza e Luís Fabiano. Hudson e Dória, por sinal, também estão suspensos, mas por acúmulo de amarelos. 

A Conmebol ainda irá definir datas para os confrontos, mas o mata-mata já tem início na próxima semana.
Fases do jogo: Três dias depois de ser eliminado do Paulista de forma apática, o São Paulo ressurgiu na Libertadores com vitória contundente. A base para o triunfo foi o sistema tático que Milton Cruz já havia testado em segundo tempo de jogo recente contra o Red Bull. Além disso, uma contribuição muito grande de Emerson Sheik.

Provocado por Toloi, que passou imune aos olhares da arbitragem, Sheik deixou o pé para o zagueiro tropeçar e acabou expulso por Sandro Meira Ricci a 18min do primeiro tempo. Se já era melhor, o São Paulo tomou conta de vez da partida com a superioridade numérica do 4-4-1-1 de Milton com Hudson e Michel Bastos abertos pelos lados do meio-campo.

Era, pelo lado esquerdo, que o São Paulo construía quase todas as suas jogadas na parceria entre Reinaldo e Michel. E foi assim que o placar foi construído: primeiro, aos 31min, o lance iniciou por ali e dentro da área, Luís Fabiano recolheu após bate-rebate e anotou com um chute cruzado. Depois, aos 39min, Michel Bastos chutou de fora, Cássio errou a defesa e a bola entrou.

Com o Corinthians desnorteado, Tite apostou em Stiven Mendoza para mudar o panorama, mas houve pouco tempo para isso. Aberto pelo lado esquerdo, o colombiano teve desentendimento rápido com Luís Fabiano, mas Sandro Meira Ricci resolveu pesar a mão. Mesmo sem qualquer agressão clara entre os rivais, ambos foram expulsos pelo juiz.

O São Paulo dava certo e Mílton mexeu o mínimo possível na equipe que não deu qualquer chance ao Corinthians. Tite sacou seus dois articuladores, reforçou o meio com Bruno Henrique e, já no último terço da partida, colocou Danilo como jogador mais avançado. Nada, porém, que pudesse levar qualquer risco a Rogério Ceni. Foi, sem dúvida, o pior jogo corintiano em 2015.

O melhor – Michel Bastos. O meia criou as principais jogadas ofensivas do São Paulo. Se Rogério Ceni cobrou vontade antes da partida, ele fez sua parte e coroou a atuação com um gol em um chute de fora da área. Não atoa foi ovacionado pelos torcedores ao ser substituído.

O pior – Emerson Sheik. Pisado por Toloi, deixou o pé para o zagueiro tropeçar e foi expulso aos 19min de jogo. Pior do que desfalcar a equipe nesta quarta-feira, estará de fora no primeiro jogo das oitavas.

Toque dos técnicos: Milton Cruz apostou no 4-4-1-1 para liberar Ganso e fechar a saída corintiana com Hudson pela direita. Deu tudo certo. Já Tite teve noite para esquecer. O Corinthians foi refém de si mesmo e da melhor atuação rival. Todas as possibilidades tentadas pelo treinador gaúcho não surtiram efeito.

Chave do jogo: A expulsão de Sheik. É verdade que Toloi pisou sobre o corintiano e passou despercebido, mas Emerson novamente vacilou com cartões. Cresce a pressão sobre ele. 

Para lembrar.

Suspensos. O clássico paulista tirou ao menos cinco jogadores das oitavas de final. Além dos expulsos, Hudson e Dória também foram suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Tite invicto? O treinador corintiano só tinha perdido na estreia, mas em amistoso contra o Bayer Leverkusen. Agora, com o time em queda livre, tem trabalho pela frente.

Pato não jogou. A direção do São Paulo tratou sobre o assunto internamente, mas não levou adiante a escalação do atacante que pertence ao Corinthians.

Guerrero volta na quinta. O peruano, recuperado de dengue, retorna aos treinamentos depois de 11 dias de fora. 

Uol

Tags:
Recomendado pelo Google: