header top bar

section content

Novela: Campeonato Paraibano é adiado e vai começar no dia 17 de janeiro

O Campeonato Paraibano de 2015, como já era especulado, foi mesmo adiado. Mas não para fevereiro, como alguns clubes chegaram a cravar. Mas apenas para o dia 17 de janeiro, iniciando assim uma semana depois do que foi inicialmente previsto. A definição aconteceu na tarde desta sexta-feira, na sede da Federação Paraibana de Futebol, numa […]

Por

03/01/2015 às 11h41

O Campeonato Paraibano de 2015, como já era especulado, foi mesmo adiado. Mas não para fevereiro, como alguns clubes chegaram a cravar. Mas apenas para o dia 17 de janeiro, iniciando assim uma semana depois do que foi inicialmente previsto. A definição aconteceu na tarde desta sexta-feira, na sede da Federação Paraibana de Futebol, numa reunião com o novo presidente da entidade, Amadeu Rodrigues (na verdade, a reunião aconteceu uma hora antes de sua posse oficial), e representantes dos dez clubes da 1ª divisão.

Apesar do adiamento, ainda ficou em aberto o debate sobre a participação de Botafogo-PB, Campinense e Treze no mês de janeiro. O artigo 101 do Regulamento Geral de Competições da CBF de 2015 não permite que clubes que participem de campeonatos organizados pela entidade máxima do futebol brasileiro joguem jogos oficiais no período de férias e pré-temporada, que segundo a entidade é no mês de janeiro. 

A princípio, foi dito que este problema foi superado porque vários outros estados do Nordeste vão iniciar seus campeonatos no mês de janeiro, mas Amadeu Rodrigues preferiu levar o caso à CBF. Ele vai se encontrar com Marco Polo Del Nero (futuro presidente da CBF) na próxima segunda-feira, e na oportunidade vai fazer uma consulta formal. Se ele receber o aval da entidade, a competição começa normalmente. Se, contudo, a CBF proibir que os jogos de Galo, Belo e Raposa aconteçam neste primeiro mês do ano, os jogos dos três clubes seriam adiados.

De toda forma, o adiamento do dia 10 para o dia 17, ao menos oficialmente, não foi motivado por causa de nenhum problema com a CBF, mas devido ao recesso em curso no Departamento de Registros da entidade nacional.

– Muitos clubes ainda têm jogadores para registrar, mas o departamento só reabre no dia 15 de janeiro. Se a data da competição fosse mantida, portanto, muitos times poderiam ter problemas. Por isto a mudança – frisou Amadeu, acrescentando que entre estes clubes com muitos jogadores ainda precisando de registro está o Campinense.

A ordem dos jogos do Paraibano, segundo a reunião desta sexta-feira, segue a mesma de antes. A única mudança é no adiamento das rodadas em uma semana.
Assim, o jogo entre Botafogo-PB e Miramar, que aconteceria no dia 10 de janeiro, passou para o dia 17 de janeiro. Já os jogos programados para o dia 11 (Campinense x CSP, Santa Cruz-PB x Treze, Lucena x Atlético-PB e Sousa x Auto Esporte) passam para o dia 18. O adiamento dos jogos em sete dias se repete em todo o resto da competição. A única mudança que ainda pode acontecer é se Treze, Campinense e Botafogo-PB só puderem entrar em campo a partir de fevereiro, mas isto só será definido na segunda-feira.

Tags:
Recomendado pelo Google: