header top bar

section content

Aos 64 anos, vovô radical é o instrutor de paraquedismo mais velho do país

Flaviano Bezerra é um apaixonado pelos céus e já tem mais de três mil saltos na carreira de 47 anos. Ele participou do Paraibano de Pouso de Precisão neste sábado

Por

01/12/2014 às 09h30

Após salto, Flaviano comemora mais um pouso, dentre os mais de três mil (Foto: Amauri Aquino /Glob

Durante a semana, Flaviano Bezerra, de 64 anos, se divide entre a vida urbana de João Pessoa e as aulas de instrução de paraquedismo. Mas no fim de semana, a adrenalina é liberada nas veias e os olhos transmitem com franqueza a paixão pelo salto. Ele é o instrutor mais velho em atividade no Brasil, e salta desde os 17 anos.

Há 47 anos nessa vida, o idoso ganhou o respeito e carinho de todos que praticam o paraquedismo no estado. Tudo começou após visitas frequentes em um antigo clube de paraquedismo na sua cidade natal: Campina Grande. A empolgação pelo novo esporte tomou conta do desejo de Seu Flaviano e, desde então, o amor só aumentou.

– Sempre fui um curioso. E ficava observando com anseios os saltos de todos por ali. Deixei de lado apenas o passeio, e passei a investir no esporte. Fui aos poucos me empolgando e terminei fazendo o curso, e estou até hoje nesse amor que aumenta a cada salto – disse.

Flaviano conta que uma coisa ainda não mudou: "o medo de saltar".  Prefere ter esse receio, pois é o ingrediente ideal para sentir-se seguro e, partir para um novo pulo. Para ele, a atividade traz benefícios para a saúde e ajuda a ter disposição. 

– Primeiro salto é aquele medo desgraçado, mas a gente vai superando. Eu costumo dizer que no dia que eu perder o medo de saltar, eu paro de saltar também. Pois o medo é o grande aliado, e nos dá a condição de tomarmos mais cuidado, já que o esporte é de extremo risco – avaliou o Flaviano. 

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: