header top bar

section content

FAMOSO: Goleiro do Paraíba de Cajazeiras já defendeu um pênalti do ídolo do Chelsea

A seleção africana da Guiné Equatorial nunca teve tradição no futebol, diferente de outros países do continente.

Por Diário do Sertão

22/03/2016 às 09h38

Danilo, goleiro Paraíba salta e defende a cobrança de Drogba

O goleiro Danilo, que defende o Paraíba de Cajazeiras no campeonato paraibano, é detentor de um feito histórico na carreira: ele já defendeu um pênalti da super estrela da Costa do Marfim e ídolo do Chelsea-ING, Didier Drogba, durante a Copa Africana de Nações em 2012 quando defendia a seleção da Guiné Equatorial.

A seleção africana da Guiné Equatorial nunca teve tradição no futebol, diferente de outros países do continente. Potências como Nigéria, Camarões, Costa do Marfim, Argélia e Gana dominam o futebol africano, exportam craques para a Europa e são presenças constantes em Copas do Mundo.

Em 2006, Guiné Equatorial resolveu mudar o jogo. Contratou o brasileiro Jordan de Freitas para treinar o país e inicou um intenso processo para acelerar a naturalização de atletas estrangeiros, principalmente brasileiros.

As regras para naturalização estabelecidas pela FIFA são claras, mas pouco eficientes em se obter a verificação. Para se naturalizar e atuar por outra nação, é necessário jogar no país por 5 anos ou ter parentes, mesmo que distantes, nascidos no país.

A Guiné Equatorial recorreu a estudos de árvores genealógicas para afirmar que vários brasileiros tiveram ancestrais nascidos lá. Nesse vácuo, vários estrangeiros foram naturalizados e a seleção chegou a jogar algumas partidas sem nenhum jogador nascido no país.

Danilo do Paraíba de Cajazeiras
Um desses jogadores recrutados e naturalizados foi o atual goleiro do Paraíba de Cajazeiras, Danilo.
Ele atuou em 15 partidas oficiais pela seleção da Guiné Equatorial. Disputou as eliminatórias para as Copas do Mundo de 2010 e 2014. Também disputou a Copa Africana de Nações em 2012 e foi nesse torneio que fez o maior feito da carreira pela seleção africana. Danilo defendeu um pênalti cobrado pela estrela da Costa do Marfim e ídolo do Chelsea-ING, Didier Drogba. Pena que a defesa não adiantou muito e o jogo terminou 3×0 para a Costa do Marfim.

ESPORTIVAMENTE.COM

Recomendado pelo Google: