header top bar

section content

Neymar vai pedir o arquivamento de processo contra ele na Espanha

Jogador e seu pai são alvos do Ministério Público da Espanha em ação movida pelo grupo DIS, que argumenta ter sido lesado na negociação entre Santos e Barcelona

Por Campelo Sousa

11/06/2016 às 09h36 • atualizado em 10/06/2016 às 20h39

O jogador brasileiro terá o maior salário do mundo, segundo site (Foto: EFE)

No início da próxima semana, a defesa de Neymar vai pedir o arquivamento de um processo movido contra ele pelo grupo DIS na Justiça da Espanha. Nesta semana, o Ministério Público da Espanha sugeriu à Justiça daquele país a abertura de um processo contra Neymar e seu pai, Neymar da Silva Santos, e as empresas da família. Não há prazo previsto para o juiz decidir se aceita ou recusa a sugestão do MP.

O grupo DIS, que tinha direito a 40% dos direitos econômicos (ou seja, direitos sobre uma eventual venda) de Neymar, argumenta ter sido passado para trás na negociação do jogador. A empresa argumenta que o jogador foi vendido por muito mais do que os 17,1 milhões de euros declarados por Barcelona, Santos e os empresários do jogador. A empresa recebeu 6,8 milhões de euros – o equivalente a 40% dos 17,1 milhões de euros. Outra investigação em curso na Espanha concluiu que a negociação custou 83,3 milhões de euros ao Barcelona.

Neymar e seu pai podem ser acusados de “crime contra a livre concorrência” por terem recebido dinheiro do Barcelona (10 milhões de euros) dois anos antes de a negociação ter sido concluída. Segundo o GloboEsporte.com apurou, a defesa do jogador pretende desqualificar essa acusação com o argumento de que não existe livre concorrência no futebol.

Segundo essa argumentação, é sempre o jogador quem decide para quem deseja trabalhar – ainda que tenha propostas financeiras melhores, como foi o caso de Neymar. O Real Madrid também tentou contratar o atacante quando ele estava no Santos, mas Neymar preferiu o Barcelona. Além disso, a defesa do jogador argumenta que se tratou de um “empréstimo” feito para a empresa do pai – não um adiantamento para o jogador.

No melhor cenário possível para o atleta, o juiz aceita a argumentação da defesa e arquiva o processo. Na pior, Neymar pode ser condenado a algo entre três meses e um ano de prisão – algo que seria transformado no pagamento de uma multa. O problema, neste caso, seria a perda de condição de réu primário.

Em outro caso, Barcelona banca Neymar
Em outra frente relacionada à transferência de Neymar, o Barcelona fez um acordo com a Justiça espanhola para encerrar o processo fiscal. O clube admitiu erros, aceitou pagar uma multa de 5,5 milhões de euros e livrou Sandro Rosell e Jose Maria Bartomeu, ex e atual presidente do Barcelona, da prisão – o ministério público local havia pedido a detenção dos dirigentes.

A promotoria acusava o clube de sonegar pouco mais de 9 milhões de euros pela compra do atleta. O acordo evita que o Barcelona tenha que desembolsar até 90 milhões de euros, entre multas e indenizações, de acordo como jornal “El País”.

A negociação também é alvo da Justiça e da Receita Federal no Brasil. Neymar foi multado em R$ 189 milhões por sonegação e está na mira do Ministério Público Federal, que já o denunciou também pelo crime de falsidade ideológica.

GE

Recomendado pelo Google: