header top bar

section content

Globo esporte destaca Atlético de Cajazeiras como a sensação do Campeonato Paraibano

Atlético de Cajazeiras é a sensação do estadual, tendo a defesa menos vazada. Já Sousa e Paraíba brigam contra o rebaixamento e têm o pior ataque entre os 10 times

Por Campelo Sousa

25/01/2017 às 09h22

Atlético e Sousa estádio 'O Perpetão', em Cajazeiras (foto: João Fábio)

O Campeonato Paraibano ainda está no início – apenas cinco rodadas foram disputadas até o momento -, mas os times do Sertão já protagonizam uma disputa interessante. Das três equipes sertanejas que estão na competição, o Atlético de Cajazeiras vive um momento absolutamente distinto em relação à Paraíba e Sousa. O Trovão Azul está na parte de cima da tabela, na segunda colocação, enquanto a Cobra Coral e o Dinossauro estão lá embaixo, envoltos com a zona de rebaixamento. Situações que, talvez, se justifiquem pela antecedência com que os atleticanos de programaram para o estadual.

Primeiro clube a iniciar a pré-temporada para o Campeonato Paraibano, o Atlético-PB tem três vitórias, um empate e uma derrota, e está na segunda colocação, com 10 pontos. Uma campanha bem melhor que as de Paraíba e Sousa, que, juntos, somam apenas 6 pontos. Tricolores e alviverdes estão rigorosamente empatados na tabela de classificação. A Cobra Coral é o oitavo colocado e supera o Dinossauro apenas por ter menos cartões amarelos que o rival (8 a 16). Ambos ainda não venceram, empataram três vezes e perderam duas. Somam apenas 3 pontos (de 15 possíveis) e brigam conta o rebaixamento.

Outro dado interessante sobre o duelo particular entre os times sertanejos no Paraibano é que o Atlético-PB é dono da defesa menos vazada da competição, tendo sofrido apenas um gol – na estreia, contra o Treze, quando perdeu por 1 a 0. Desde então, sua defesa não foi vencida por mais nenhum ataque adversário. Já Paraíba e Sousa têm, juntos, o pior ataque do estadual; cada equipe marcou apenas um gol.

Nos confrontos entre si, a vantagem também é do Trovão Azul, que empatou sem gols com o Paraíba e venceu o Sousa por 1 a 0. Já tricolores e alviverdes, quando se enfrentaram, ficaram no 0 a 0 e, assim, seguem sem vitória nos confrontos sertanejos até o momento.

E tem mais. O Trovão Azul está com o mesmo técnico desde o início, enquanto que a Cobra Coral e o Dinossauro já trocaram de treinador. Na verdade, o Atlético-PB iniciou a pré-temporada com Júnior Gomes no comando e, antes da estreia, o técnico pediu para ir embora, alegando problemas pessoais. Mesmo assim, a diretoria atleticana optou pro preservar o planejamento e efetivou o então auxiliar técnico Ederson Araújo, que participou de toda a montagem do elenco.

Após cinco rodadas, o Atlético-PB é – ao lado do Serran-PB – uma das gratas surpresas do Campeonato Paraibano até o momento. O Trovão Azul não é o vice-líder à toa. Só perdeu uma vez na competição, na estreia, e, desde então, está há quatro jogos sem derrota. E é dono da melhor defesa da competição, tendo sofrido apenas um gol até aqui.

E vale lembrar que o Alviazulino pegou um início de tabela bem indigesto, tendo como adversários os três grandes do Estado – Botafogo-PB, Campinense e Treze – logo nas três primeiras rodadas. Na estreia, caiu diante do Galo (1 a 0), no seu único insucesso até aqui na disputa. Mas, na sequência, se recuperou em grande estilo: venceu o Belo (1 a 0) e a Raposa (2 a 0) em duas partidas seguidas no Perpetão, com o apoio maciço da sua torcida. Essa sequência, inclusive, levou o time à liderança do estadual ao fim da terceira rodada.
Depois, teve dois duelos com seus rivais sertanejos, novamente em casa. Primeiro, ficou no empate sem gols com o Paraíba e, no último domingo, venceu o Sousa por 1 a 0. Com isso, se coloca à frente dos rivais também nos confrontos diretos.

O sucesso atleticano neste início de campeonato talvez possa ser resumido em uma palavra: planejamento. O Trovão foi o primeiro clube do Estado a iniciar a pré-temporada. E de forma inovadora, fazendo a primeira parte da preparação em São Paulo onde montou praticamente todo o elenco.

– A gente decidiu investir em jogadores do Sudeste e do Sul do país para montar o nosso time. São peças boas, que podem render bons frutos. E não estamos na competição à toa. Vamos em busca do título – comentou o técnico Ederson Araújo, que assumiu o comando da equipe depois que o treinado Júnior Gomes, que iniciou o trabalho, entregou o cargo para resolver problemas pessoais no Rio de Janeiro.

O Trovão, agora, tem pela frente jogos teoricamente mais simples do que os que já pegou até aqui. Vai enfrentar CSP (fora), Auto Esporte (em casa), Serrano-PB (em casa) e Internacional-PB (fora), fechando os jogos de ida da primeira fase.

GE

Recomendado pelo Google: