header top bar

section content

Com Gabriel Jesus entre as novidades, Champions league está de volta

Após quase três meses, Champions retorna nesta terça com times sob pressão e embalados no mata-mata, além de "fregueses" tentando mudar escritas

Por Campelo Sousa

14/02/2017 às 08h49

Gabriel Jesus está inscrito para fazer sua estreia na Liga dos Campeões (Foto: Reuters)

Foram quase três longos meses de espera, mas a Liga dos Campeões está de volta. O mais badalado torneio de clubes do futebol europeu recomeça nesta terça-feira, no clima de mata-mata, com os primeiros jogos das oitavas de final: Paris Saint-Germain x Barcelona e Benfica x Borussia Dortmund, às 17h45 (de Brasília). Os outros 12 clubes entram em campo nas próximas semanas e, até o dia 15 de março, disputam um lugar entre os oito melhores times do Velho Continente na temporada 2016/17.

E o elenco de craques foi reforçado após a janela de transferências do inverno europeu. Uma das grandes expectativas fica por conta de Gabriel Jesus, que pode fazer sua estreia na competição continental, chegando como uma atração a mais para o Manchester City de Pep Guardiola, após o ótimo começo na equipe – com três gols em cinco jogos e barrando o ídolo Agüero. Ele aguarda exame nesta terça para saber quando (e se) estará pronto para atuar nesta edição do torneio, após sofrer lesão na última segunda. Os outros brasileiros que darão as caras na Champions serão o lateral Jorge, que deixou o Flamengo para jogar no Monaco, e o atacante Tiquinho Soares, que reforçou o Porto. Outros nomes também que terão a chance de entrar no torneio em sua fase decisiva serão Jovetic, que chegou bem ao Sevilla, e Draxler, que vem tendo um bom início no PSG.

Em meio ao desfile de astros nos gramados europeus, os fãs poderão acompanhar equipes em situações bem diferentes na temporada: desde times empolgados rumo a conquistas nacionais, como Juventus, Monaco e Real Madrid, até treinadores pressionados por situações adversas em seus países, situação do Leicester – que briga contra o rebaixamento na Inglaterra – e o Bayer Leverkusen, que está na nona colocação do Alemão. Alguns apostam quase todas as fichas na Champions para evitar crises futuras – incluindo o badalado Guardiola, no Manchester City; Luis Enrique, no Barcelona; Tomas Tuchel, no Borussia Dortmund; e Unai Emery, no PSG.

Os parisienses, inclusive, podem se encaixar em outro “rótulo” das equipes que tentam chegar às quartas de final: os fregueses que tentam mudar sua sorte no torneio. O PSG enfrentará novamente o Barcelona – que os eliminou nas quartas de final em 2012/13 e 2014/15 e tem uma estatística de três vitórias sobre os franceses e dois empates nos últimos seis confrontos. O Arsenal também busca evitar uma nova queda diante do Bayern, que eliminou os Gunners na mesma fase de oitavas de final em 2004/05, 2012/13 e 2013/14.

GE

Recomendado pelo Google: