header top bar

section content

Paraibano de Futebol Feminino começa no próximo dia 22, com apenas seis clubes

Auto Esporte, Botafogo-PB, Desportiva Guarabira, Internacional-PB, Kashima e Serrano-PB vão disputar o título. Femar e Alvorada, que tinham interesse na competição, estão fora.

Por Priscila Belmont

04/10/2017 às 09h00 • atualizado em 04/10/2017 às 10h18

Amadeu Rodrigues (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Federação Paraibana de Futebol (FPF) definiu nessa terça-feira os moldes do Campeonato Paraibano de Futebol Feminino de 2017. A competição vai contar com apenas seis clubes – Auto Esporte, Botafogo-PB, Desportiva Guarabira, Internacional-PB, Kashima e Serrano-PB – e começa no próximo dia 22 (um domingo). Femar e Alvorada, que tinham interesse na competição, estão fora.

A expectativa era de que a competição tivesse a participação de oito equipes, mas, segundo a FPF, o Femar desistiu da disputa e o Alvorada está com problemas junto à CBF, com as informações desatualizadas e, portanto, sem autonomia para movimentar os registros das atletas.

O presidente da Federação, Amadeu Rodrigues, inclusive, falou sobre o caso. Segundo o dirigente, o problema do Alvorada foi acarretado pelo próprio clube, que é o responsável por manter em dia as suas informações com a CBF. Amadeu destacou que a Federação não tem mais domínio sobre a regularização junto à entidade máxima do futebol brasileiro.

Sem Femar e Alvorada, o Campeonato Paraibano vai ser disputado pos seis clubes, que, na primeira fase, vão se enfrentar no sistema de todos contra todos em jogos apenas de ida. Ou seja, cada equipe vai fazer cinco partidas nessa fase classificatória. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, que vão ser disputadas em jogo único, com o primeiro colocado enfrentando o quarto, e o segundo duelando com o terceiro.

Nessa primeira fase de mata-mata, o time de melhor aproveitamento técnico na primeira fase (ou seja, o 1º e o 2º colocados) jogam pelo empate para avançar para a decisão, que vai ser disputada em jogos de ida e volta, com o time de aproveitamento também jogando pelo empate.

Quanto a essa questão, numa reunião anterior ficou pré-acordado que, em caso de empate, os dois times iriam para a disputa por pênaltis. Apenas o Botafogo-PB (atual bicampeão) defendeu a tese do aproveitamento técnico como critério de desempate. Parecia que o Belo seria voto vencido, mas, no encontro dessa terça-feira, o desejo do Alvinegro prevaleceu.

A Federação promete divulgar nos próximos dias a tabela e o regulamento do Campeonato Paraibano de Futebol Feminino de 2017.

Globo Esporte PB

Recomendado pelo Google: