header top bar

section content

Primeira reunião sobre o Paraibano 2018 termina sem definição e com polêmicas

Encontro na sede da FPF foi a portas fechadas e, após uma hora e meia, reunião termina sem um consenso sobre como vai ser o campeonato estadual do ano que vem

Por Priscila Belmont

05/10/2017 às 08h46

Amadeu Rodrigues recebeu os representantes dos clubes para discutir o Campeonato Paraibano de 2018 (Foto: Cisco Nobre / GloboEsporte.com)

Começou o Campeonato Paraibano de Futebol de 2018. E já com polêmicas e divergências. Na tarde da última quarta-feira (04), a primeira reunião para discutir o estadual do ano que vem foi realizada na sede da Federação Paraibana de Futebol, em João Pessoa. Num encontro a portas fechadas, que durou aproximadamente uma hora e meia, o presidente da entidade, Amadeu Rodrigues, conversou com os representantes dos clubes sobre a competição. E uma primeira polêmica é com relação à data da rodada de estreia: alguns querem começar no dia 5 de janeiro, outros preferem o dia 17.

Mas mesmo depois de um longo papo, a única definição foi com relação a uma nova reunião, a ser realizada no próximo dia de 16. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol vai divulgar nos próximos dias o calendário da Copa do Nordeste, em que Botafogo-PB e Treze vão representar a Paraíba. O que vai facilitar as definições, segundo o entendimento coletivo na reunião.

Apesar da reunião fechada, a reportagem apurou algumas propostas sugeridas pelos representantes dos clubes. Dentre algumas possibilidades enviadas pelas equipes está a ideia de realizar um Campeonato Paraibano somente em pontos corridos.

O formato seria idêntico ao da primeira fase do estadual de 2017, com o campeão sendo conhecido após 18 rodadas. Mas quem já garantiu que é contra a ideia foi Guilherme Novinho, vice-presidente do Botafogo. Segundo o dirigente, o campeonato estadual precisa de uma fase de mata-mata.

Outra proposta é a ideia de repetir a fórmula de 2017, que resultariam em 22 datas, contando a primeira fase e os jogos de ida e volta nas semifinais e finais. Mas esse formato teria que ser adaptado diante da recomendação da CBF de que os estaduais aconteçam em 18 datas.

As datas

Com relação ao início do Paraibano, Amadeu Rodrigues confirmou que existe uma possibilidade de acatar a ideia que defende o campeonato começando já no dia 5 de janeiro, mas ponderou que tudo vai depender das datas da Copa do Nordeste.

A ideia, contudo, tem o voto contra do presidente do Campinense, William Simões. Ele ressaltou que é contra a competição começar antes do dia 17 por causa das reformas no gramado do Estádio Amigão, que não estar finalizadas nesse período.

A expectativa é que as obras terminem no final de janeiro. Simões, então, revelou que o Campinense abre mão de mandar os jogos em sua casa nas três primeiras rodadas do Paraibano, mas não quer uma antecipação maior do que esta para não afetar outras rodadas.
Vale ressaltar que estão garantidos no Paraibano do ano que vem Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Desportiva Guarabira, Nacional de Patos, Serrano-PB, Sousa e Treze.

Inter intrometido

Estiveram presentes na reunião os representantes dos 10 clubes que vão participar do Campeonato Paraibano, além de Tassiano Gadelha, presidente do Internacional-PB, clube que foi rebaixado na atual temporada. O dirigente alega que o CSP, presidido por Josivaldo Alves, está inapto junto a CBF por estar com um processo na justiça comum, e disse que vai requerer na justiça desportiva que o Colorado entre na competição no lugar do Tigre.

Ele, então, chegou à reunião munido de um mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Paraíba que lhe garantia a presença na reunião.

Representante do CSP, Josivaldo Alves confirmou que realmente tem uma ação do clube cobrando uma taxa de transferência de um jogador, mas negou que esteja irregular, pois o Tigre teria passado por todas as instâncias desportivas antes de chegar à justiça comum.

Amadeu Rodrigues, inclusive, saiu em defesa de Josivaldo e garantiu que o Tigre é quem vai jogar o Campeonato Paraibano.
A expectativa é que, além da primeira reunião desta quarta-feira, ainda aconteçam mais três encontros na sede da FPF antes do Conselho Arbitral, que está marcado a princípio para 4 de novembro.

Globo Esporte PB

Recomendado pelo Google: