header top bar

section content

Dono do melhor ataque da Europa, PSG vai em busca de novo atropelo na Champions

Com 48 gols na temporada, time francês busca mais uma goleada contra o frágil Anderlecht para garantir vaga nas oitavas.

Por Priscila Belmont

31/10/2017 às 09h41

Mbappé, Neymar e Cavani formam o melhor ataque da Europa (Foto: infoesporte)

De um lado, um time que está com 100% de aproveitamento. Que conseguiu, em três rodadas, o melhor início da história da Liga dos Campeões, com 12 gols a favor e nenhum contra. Que está cheio de ambição e sonha com seu primeiro título do torneio. E que já mostrou que está no caminho certo para isso.

Do outro, uma equipe que não só ainda não pontuou, como a única que sequer marcou gol na competição. Que sofreu 10 gols em três partidas, desempenho menos pior somente do que o do Maribor, da Eslovênia. E que já jogou a toalha ao dizer que está focada no Campeonato Belga.

O que podemos esperar de um jogo como esse? Um novo atropelo do Paris Saint-Germain sobre o Anderlecht, é claro. É verdade que o futebol às vezes apronta surpresas, mas a expectativa é de que dificilmente isso acontecerá no Parc des Princes nesta terça-feira, às 17h45 (horário de Brasília). Vale lembrar que, há duas semanas, na Bélgica, os franceses derrotaram os anfitriões por 4 a 0.

Se vencer o Anderlecht e o Bayern de Munique não for derrotado pelo Celtic – os dois se enfrentam no mesmo horário, em Glasgow -, o PSG já garantirá vaga nas oitavas de final da Champions com duas rodadas de antecedência.

Para ajudar nessa tarefa, o time comandado por Unai Emery conta com uma arma poderosíssima: o melhor ataque da Europa, tanto em número de gols quanto em média por partida. Liderado pelo trio Mbappé/Cavani/Neymar, o PSG marcou 48 vezes em 15 jogos. Atrás vêm o Manchester City, com 45 gols, e a Lazio, com 42. Completam o top 5 o Porto, com 40, e a Juventus, com 39.

Melhores ataques da Europa:

1- PSG: 48 gols / 15 jogos (média 3,2)
2- Manchester City: 45 gols / 15 jogos (média 3)
3- Lazio: 42 gols / 15 jogos (média 2,8)
4- Porto: 40 gols / 15 jogos (média 2,7)
5- Juventus: 39 gols / 15 jogos (média 2,6)

O trio MCN é o grande destaque do PSG. O artilheiro do time é Cavani, com 15 gols em 14 partidas (média 1,07). Neymar é o vice-líder, com 10 gols em 11 jogos (média 0,9). E Mbappé é o terceiro, com quatro gols em 10 aparições (média 0,4).

Mas o jovem de 18 anos corre o risco de ser barrado por Unai Emery. Depois de ótimas atuações, ele foi mal nas duas últimas partidas do PSG e foi bastante criticado pela imprensa francesa. Existe a possibilidade de o argentino Di María ganhar a vaga no ataque ao lado de Neymar e Cavani. O treinador minimizou a escolha.

– Eu fiz uma análise das 10 partidas dele (Mbappé), e o desempenho é de alto nível. Ele está preparado para jogar todos os jogos – mental e fisicamente. Falei com ele que quando você fizer grandes partidas, abrirá o jornal e estarão falando de você. E quando fizer jogos ruins, é preciso estar preparado para ouvir as críticas. É importante estar equilibrado para encarar os momentos. Estou muito contente com Mbappé.

Atual campeão belga, o Anderlecht está na terceira posição do campeonato nesta temporada, com 24 pontos em 13 jogos. O líder é o Club Brugge, com 33, e os dois vão se enfrentar no domingo. Virtualmente sem chance na Champions, o técnico Hein Vanhaezebrouck falou sobre o sentimento atual.

– O jogo contra o Brugge é mais importante, mas vamos jogar contra uma das melhores, senão a melhor equipe da Europa e do mundo no momento. Não estamos aqui para sermos massacrados. Caso contrário, eu ficaria em casa. Nunca começo um jogo para evitar danos. Nós precisamos acreditar que podemos ser mais eficazes.

O PSG vai para o jogo com apenas um desfalque: Thiago Motta, que se recupera de lesão no joelho direito. O volante deve ser substituído pelo alemão Draxler, fazendo com que Rabiot atue de forma mais recuada no meio-campo. A dúvida é no ataque: Mbappé ou Di María? Veremos logo mais.

Globo Esporte

Recomendado pelo Google: