header top bar

section content

Aldeone cobra posição da FPF sobre problemas no regulamento do Paraibano

Presidente sertanejo diz que Federação está empurrando o problema com a barriga, e que, caso o Dinossauro passe para a semifinal do estadual, o seu time leva vantagem contra o Treze

Por Globo Esporte PB

11/03/2018 às 11h11

Aldeone Abrantes admite disputar a presidência da FPF

Embora o Sousa ainda esteja disputando a fase de repescagem do Campeonato Paraibano contra o Botafogo-PB, Aldeone Abrantes, presidente da equipe, resolveu não perder tempo e criticou a demora no posicionamento da Federação Paraibana de Futebol (FPF) sobre a falta de clareza do regulamento da competição. Segundo o dirigente, a entidade precisa se pronunciar sobre a definição de quem possui o direito as vantagens nas semifinais do estadual.

E mais, Aldeone ainda declarou que, caso o Dinossauro se classifique no confronto com o Belo, o Sousa vai ter a vantagem na semifinal diante do Treze, que terminou a primeira fase como líder do Grupo B, com 14 pontos.

Na interpretação de Aldeone sobre o regulamento do estadual, o que determina a vantagem de uma equipe jogar por dois resultados iguais na semifinal do campeonato, como também, decidir dentro de casa a vaga na final, é a pontuação geral da primeira fase, e não a pontuação em cada grupo de forma isolada.

– Acho que a Federação tem que se posicionar de acordo com o que tem lá no regulamento. Se está dito que a vantagem é definida na primeira fase, então isso tem que ser acatado. Eles precisam se pronunciar e não ficar empurrando isso com a barriga. O Sousa vai buscar todos os seus direitos, pois temos 20 pontos e o Treze 14. Se avançarmos contra o Botafogo, vamos buscar esses direitos, até porque, está dito no regulamento e, nesse caso, a vantagem é do Sousa – reclamou Aldeone

A reclamação do presidente do Sousa se dá porque, segundo o Art. 9º do regulamento do Campeonato Paraibano – que trata do sistema de disputa – na fase de semifinais, “os clubes que obtiverem melhores índices técnicos na Primeira Fase terão direito ao mando de campo na segunda partida e de jogar pelo empate em pontos e saldo de gols”. Como o Sousa somou 20 pontos na primeira fase, o dirigente do Dinossauro entende que o Sousa é quem tem vantagem numa eventual semifinal contra o Treze, já que o Alvinegro, na fase de grupos, somou apenas 14 pontos, terminando a primeira fase do campeonato na liderança do Grupo B.

Vale destacar que o parágrafo 1º – que trata da primeira fase – deste mesmo artigo usa a expressão “clubes de melhor índice técnico” para se referir aos “primeiros colocados dos grupos A e B”.

Na última quarta-feira, o Sousa saiu na frente do Botafogo-PB no confronto de ida da fase de repescagem. A vitória por 1 a 0 foi no Estádio Marizão, em Sousa. A segunda partida entre Dino e Belo vai acontecer na próxima quinta-feira, às 20h30, no Almeidão, em João Pessoa. Em caso de empate, o Sousa avança para a semifinal e vai enfrentar o Treze, o que obriga o Belo a ter que vencer o Dino para poder seguir na competição.

Fonte: Globo Esporte PB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/times/sousa/noticia/aldeone-cobra-posicao-da-fpf-sobre-problemas-no-regulamento-do-paraibano.ghtml

Recomendado pelo Google: