header top bar

section content

Barça classificado, PSG a perigo, Monaco fora; veja a briga em cada chave

A duas rodadas do fim da fase de grupos, apenas o Barcelona já tem a vaga nas oitavas de final assegurada. Já o PSG está sofrendo na chave mais equilibrada do torneio

Por GE

08/11/2018 às 08h12

Neymar reclama com o árbtiro no empate entre PSG e Napoli (Foto: Reuters)

São 25 torcidas ainda na expectativa, algumas mais tranquilas, outras agarradas a uma tênue esperança. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, a Liga dos Campeões da Uefa se aproxima do seu primeiro momento decisivo, a definição dos classificados para as oitavas de final. Por enquanto, só o Barcelona foi capaz de assegurar sua vaga com apenas quatro jogos disputados. Os outros 15 lugares ainda aguardam os ocupantes. Fez as contas? Quinze vagas restantes, 25 postulantes. Isso mesmo, a Champions está afunilando.

Dos 32 times em ação, apenas seis não têm mais qualquer chance de classificação, entre eles o Monaco, a grande decepção até aqui na competição. Resta aos eliminados tentar ficar em terceiro no grupo e buscar melhor sorte na Liga Europa. Dos 25 que ainda sonham, alguns podem respirar aliviado já na próxima rodada, dias 27 e 28 de novembro. Outros terão de esperar até a última rodada (11 e 12 de dezembro) para conhecer seu destino. É o caso do Paris Saint-Germain, que só venceu um dos quatro jogos até agora e ocupa a terceira colocação, atrás de Napoli e Liverpool, no grupo C, que ainda tem os quatro clubes com chance de avançar, graças ao surpreendente Estrela Vermelha.

BRIGA PELA CLASSIFICAÇÃO
JÁ GARANTIDO NAS OITAVAS: Barcelona (grupo B).

BRIGANDO PELA VAGA: Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Brugge (grupo A), Inter de Milão, Tottenham (grupo B), Napoli, Liverpool, PSG, Estrela Vermelha (grupo C), Porto, Schalke 04, Galatasaray (grupo D), Bayern de Munique, Ajax, Benfica (grupo E), Manchester City, Lyon, Hoffenheim, Shakhtar Donetsk (grupo F), Real Madrid, Roma, CSKA Moscou (grupo G), Juventus, Manchester United e Valencia (grupo H).

ELIMINADOS: Monaco (grupo A), PSV Eindhoven (grupo B), Lokomotiv Moscou (grupo D), AEK Atenas (grupo E), Viktoria Plzen (grupo G) e Young Boys (grupo H).

SITUAÇÃO POR GRUPO
GRUPO A

Borussia Dortmund e Atlético de Madrid têm nove pontos, cada. Estão praticamente classificados, e tudo indica que conseguirão a vaga já na próxima rodada, quando ambos jogarão em casa. O Brugge, com quatro pontos, ainda sonha: teria que vencer os dois rivais, e torcer para o já eliminado Monaco ajudar ganhando uma das suas partidas.

5ª rodada, 28/11 – Atlético de Madrid x Monaco / Borussia Dormund x Brugge – 6ª rodada, 11/12 – Monaco x Borussia Dortmund / Brugge x Atlético de Madrid

GRUPO B

Mesmo sem Messi nos últimos dois jogos, o Barcelona mostrou a força do conjunto e foi o primeiro a se classificar graças ao empate com a Inter de Milão, fora de casa, com gol do brasileiro Malcom, o primeiro dele pelo clube espanhol. Com dez pontos, poderia ser alcançado por Tottenham e Inter, mas garantiria a vaga no primeiro critério de desempate, o confronto direto, já que venceu o time italiano no Camp Nou e empatou em Milão. Na briga pela outra vaga, promessa de jogão na próxima rodada, quando o Tottenham (quatro pontos) receberá a Internazionale (sete pontos). Um empate garantirá o time italiano.

5ª rodada, 28/11 – Tottenham x Inter de Milão / PSV x Barcelona – 6ª rodada, 11/12 – Inter de Milão x PSV / Barcelona x Tottenham

GRUPO C

Quem esperava os favoritos Paris Saint-Germain e Liverpool já com a classificação bem encaminhada a essa altura se decepcionou. Mas qem gosta de emoção não tem do que reclamar. É a chave mais embolada, com apenas dois pontos separando o líder Napoli (seis) do lanterna Estrela Vermelha (quatro): todos têm chance de avançar, todos correm risco de ficar pelo caminho. O PSG, terceiro com cinco pontos, não conseguiu vencer o Napoli (empate em 2 a 2 em Paris e em 1 a 1 em Nápoles) e chega à reta final em situação delicada, podendo até estar eliminado na próxima rodada, caso perca para o Liverpool em casa, e o Napoli vença o Estrela Vermelha no estádio San Paolo. O melhor cenário para os franceses seria, além da vitória em casa, um empate no outro jogo. Nesse caso, o perigo se transformaria em alívio, porque só uma derrota humilhante por seis gols (ou um 5 a 0) na última rodada tiraria o PSG. Atual vice-campeão europeu, o Liverpool é o segundo, com seis pontos, e também vive momentos de incerteza.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/noticia/afunilando-a-champions-barca-classificado-psg-a-perigo-monaco-fora-veja-a-briga-em-cada-chave.ghtml

Recomendado pelo Google: