header top bar

section content

Multicampeões x promessas: temporada de 2019 da F1 terá duelo de gerações

Com nove títulos somados, Hamilton e Vettel terão a companhia de jovens talentosos como Verstappen, Gasly e Leclerc com muita vontade de mostrar serviço nas equipes grandes

Por GE

09/11/2018 às 08h21 • atualizado em 09/11/2018 às 08h22

Com nove títulos somados, Hamilton e Vettel terão a companhia de jovens talentosos como Verstappen, Gasly e Leclerc (Foto: Divulgação)

A temporada de 2018 já está decidida em favor de Lewis Hamilton, mas a Fórmula 1 já vislumbra um duelo de gerações que promete resultar num campeonato com muita emoção no ano que vem. Isso porque os consagrados e multicampeões Hamilton e Sebastian Vettel enfrentarão jovens talentosos e muito bem cotados como Max Verstappen, Charles Leclerc e Pierre Gasly pilotando carros de duas das principais equipes da categoria.

Em 2019, o tetracampeão Vettel terá como companheiro na Ferrari o jovem Charles Leclerc, de 21 anos. O monegasco foi uma grande aposta do ex-presidente da equipe italiana, Sergio Marchionne, falecido em julho. Depois de certa indecisão dos novos gestores da equipe italiana, Leclerc foi confirmado no lugar de Kimi Raikkonen. Apesar de dizer que pretende fazer história na Ferrari e na F1, o monegasco promete chegar de mansinho.

– Com certeza eu não chegarei lá e agiria como se eu fosse o rei e dissesse “quero isso, isso, isso e aquilo”. Só vou chegar lá e ver como as coisas estão – disse Leclerc depois de testar o carro da Ferrari em Paul Ricard.

Em Interlagos, Sebastian Vettel falou ao GloboEsporte.com o que espera do duelo dos grandes campeões como ele e o rival Hamilton contra os garotos.

– Vamos ter que esperar para ver (risos). Obviamente o Max (Verstappen) já está estabelecido, tem um grande carro. Pierre (Gasly) tem uma nova chance ano que vem, acho que ele é muito rápido, mas claro, tem muito o que aprender, mas Max já tem quatro, cinco anos na F1, então já tem mais rodagem. Mas sim, definitivamente eles são os nomes para o futuro, Lewis e eu vamos sair, e eles continuarão aqui – comentou o piloto da Ferrari, de 31 anos e 11 temporadas na F1.

Titular da RBR em 2019, Pierre Gasly tem um discurso bastante parecido com o de Charles Leclerc ao comentar suas possibilidades de um bom desempenho na próxima temporada:

– Você sempre precisa de tempo para se acostumar com tudo, mas espero ser rápido para trabalhar com a equipe e com o carro. Conheço a equipe da RBR há algum tempo e, a pedido delas, já estive no simulador e espero estar à vontade em breve. Não é meu desejo destruir o Max. Somos ambos pilotos e, claro, vou para lá para ser o melhor.

Lewis Hamilton será novamente companheiro de Valtteri Bottas, mas também já previu que terá trabalho com os jovens aspirantes a campeão nas próximas temporadas.

– Não tenho nenhuma garantia de que serei competitivo e vou vencer o número de corridas dos últimos anos. Tentarei fazer o melhor e vencer. Há esses jovens chegando como (Charles) Leclerc na na Ferrari, cheio de fome para provar, Max ainda cheio de fome para provar algo. Tenho de garantir que ainda estarei lá – falou Hamilton em Interlagos.

Estreantes ingleses devem ter dificuldade
Outros estreantes em 2019 serão dois ingleses: rivais desde as categorias de base, Lando Norris e George Russell vão competir pelas vitoriosas McLaren e Williams. No entanto, as duas equipes não passam por um bom momento, e o próprio Norris freou o entusiasmo juvenil para o ano de estreia quando foi confirmado pela McLaren.

– Será um ano difícil. Não vamos vencer ou competir contra a Ferrari e a Mercedes. Gostaria de pensar que podemos dar um passo adiante de onde estamos. Não vamos ganhar no próximo ano ou, provavelmente, no ano seguinte. Provavelmente serão alguns anos – previu Norris.

O discurso dos jovens parece cauteloso por enquanto. Mas Hamilton e Vettel sabem muito bem que os grandes campeões como eles foram promessas um dia e colocaram as mangas de fora na primeira oportunidade. E em 2019? Alguém será capaz de desafiar pilotos tão consagrados? Só o tempo vai dizer…

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/multicampeoes-x-promessas-temporada-de-2019-da-f1-tera-duelo-de-geracoes.ghtml

Recomendado pelo Google: