header top bar

section content

Primeiro carro pilotado por Ayrton Senna é restaurado e será exposto em festival na Inglaterra

Modelo Van Diemen RF81 foi usado pelo futuro tricampeão da F1 na temporada de 1981; brasileiro conquistou dois título na Fórmula Ford 1600 em seu ano de estreia nas pistas

Por GE

31/01/2019 às 09h04

Ayrton Senna em uma das etapas da Fórmula Ford 1600, em 1981 (Foto: Arquivo Pessoal)

O legado de Ayrton Senna permanece, mesmo quase 25 anos após sua morte. Dono da equipe pela qual estreou no automobilismo, na Fórmula Ford 1600, Ralph Firman completou a restauração do primeiro carro utilizado pelo brasileiro numa corrida, em Brands Hatch, em março de 1981. O modelo Van Diemen RF81 será exposto pela primeira vez ao público no fim de fevereiro no festival Race Retro, na Inglaterra.

Um outro Van Diemen usado por Senna em 1981 chegou a ser exibido para o público, mas o carro recém-restaurado por Firman é exatamente o chassis 528 com o qual Ayrton – que ainda levava o sobrenome Da Silva no carro – terminou em quinto lugar em sua primeira prova no automobilismo após a saída do kart.

– Estamos profundamente honrados em ter o Van Diemen no Race Retro e emocionados porque nossos visitantes serão os primeiros a ver mais de perto este incrível carro de corrida – comentou Lee Masters, da organização do evento.

Em 1981, Ayrton conquistou os títulos dos torneios RAC e Townsend-Thoresen na Fórmula Ford 1600, com um total de 12 vitórias em 20 corridas.

A exposição, entre outros carros históricos, também terá uma Williams-Honda utilizada por Nelson Piquet no ano de seu tricampeonato, em 1987.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/primeiro-carro-pilotado-por-ayrton-senna-e-restaurado-e-sera-exposto-em-festival-na-inglaterra.ghtml

Recomendado pelo Google: