header top bar

section content

Zé Rafael entra, faz dois e Palmeiras goleia Fortaleza no Brasileirão

Meia, que substituiu Ricardo Goulart (lesionado), teve grande atuação e marcou dois na vitória alviverde por 4 a 0, neste domingo, no Allianz Parque

Por R7

29/04/2019 às 08h40

Meia Zé Rafael marcou o primeiro gol do Palmeiras no Brasileirão (Foto:Luis Moura/ESTADÃO CONTEÚDO)

O Palmeiras começou bem o Campeonato Brasileiro de 2019. No confronto entre o atual campeão da Série A e o vencedor da Série B, neste domingo (28), no Allianz Parque, em São Paulo, o time alviverde paulista levou a melhor e goleou a equipe cearense por 4 a 0.

Marcado pela perda do último pênalti na semifinal do Paulistão diante do São Paulo, que resultou na eliminação da equipe palmeirense, o meia Zé Rafael — que entrou no lugar de Ricardo Goulart (lesionado) e se tornou um dos destaques da partida —, o lateral-direito Marcos Rocha e o volante Bruno Henrique fizeram os gols.

Antes do jogo, os 26.701 pagantes que compareceram à arena do clube alviverde tiveram a oportunidade de assistir a um show de abertura com o Di Ferrero, torcedor palmeirense declarado. O artista também interpretou o Hino Nacional antes do duelo.

O jogo

A qualidade técnica do jogo foi comprometida, especialmente nos primeiros movimentos, pelas condições do gramado após a forte chuva que caiu sobre a região do Allianz Parque.

O Palmeiras procurou garantir o domínio das ações ofensivas desde o apito inicial. Mas foi o Fortaleza que assustou primeiro. Aos 5 minutos, Wellingon Paulista arriscou de longe e obrigou o goleiro Weverton a se esticar para evitar surpresas desagradáveis.

Logo aos 7 minutos, o técnico Felipão sofreu uma importante baixa e teve que fazer uma substituição: o meia Ricardo Goulart caiu no gramado e não teve condições de continuar na partida. Zé Rafael entrou em campo.

Aos 9 minutos, o ataque do time alviverde criou uma boa chance. Bruno Henrique chutou forte, o goleiro Felipe Alves rebateu nos pés de Dudu, que completou para as redes da equipe cearense. No entanto, o assistente assinalou a posição irregular do palmeirense. O VAR foi consultado e a arbitragem confirmou a invalidação do lance.

E, aos 16, no primeiro lance de Zé Rafael com a bola nos pés, o meia recebeu um cruzamento de Diogo Barbosa na área pelo lado esquerdo, limpou a zaga e chutou forte, vencendo Felipe Alves e marcando o primeiro gol do Palmeiras no Brasileiro.

O time mandante seguiu pressionando o Fortaleza e teria ampliado a vantagem, aos 27 minutos, não fosse a grande intervenção de Felipe Alves.

O goleiro pegou uma finalização à queima-roupa de Dudu, que estava sozinho na área após receber passe de Zé Rafael, que havia feito uma linda jogada e envolvido a defesa do Fortaleza.

Antes do fim da primeira etapa, uma decisão da arbitragem gerou polêmica e irritou os palmeirenses. Dudu recebeu em velocidade pela direita, sofreu falta da zaga do Fortaleza, mas seguiu no lance. No entanto, o árbitro havia parado a jogada e impediu um ataque perigosíssimo da equipe alviverde.

Palmeiras arrasador
No segundo tempo, o panorama não mudou: o Palmeiras voltou com disposição para aumentar a vantagem e seguiu sufocando o adversário em seu campo.

No primeiro minuto, Deyverson cabeceou na área e forçou Felipe Alves a fazer outra defesa dificílima. O goleiro do Fortaleza espalmou para a linha de fundo uma bola que tinha endereço certo.

Na sequência, Deyverson se livrou na marcação na linha de fundo, bateu para o gol, a bola desviou na zaga e quase enganou Felipe Alves, que fez outra ótima defesa.

Pouco depois, o capitão Bruno Henrique chutou rasteiro, mas não pegou em cheio na bola e o goleiro do Fortaleza pegou novamente.

Mas, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni não resistiu à pressão por muito tempo. Aos 13 minutos, Zé Rafael recebeu na esquerda e cruzou para o lateral-direito Marcos Rocha, que invadia a área em velocidade, se antecipou à zaga e fez o segundo gol do time palestrino.

Aos 19 minutos, Dudu dominou pela direita, puxou para o meio e desferiu uma bomba com a perna esquerda que exigiu muita elasticidade do goleiro cearense para impedir o terceiro gol alviverde no Allianz Parque.

Porém, o Fortaleza esboçou uma reação e quase diminuiu o placar, aos 21 minutos. Mas, o time nordestino parou em duas grandes defesas de Weverton na mesma jogada, ambas em finalizações do atacante Oswaldo.

A esperança do Fortaleza não durou muito. Aos 25 minutos, Marcos Rocha cobrou lateral pela direita, a bola passou por toda a área e sobrou para Zé Rafael, de cabeça, marcar o terceiro do Palmeiras — o segundo dele no duelo — e praticamente definir a vitória.

Por fim, aos 44 minutos, Bruno Henrique aproveitou um rebote na área adversária para fazer o quarto gol palmeirense e dar números finais à estreia do atual campeão brasileiro na competição.

Próximos jogos

O Palmeiras voltará a campo na próxima quarta-feira (1), às 16 horas, para enfrentar o CSA, em Alagoas. No mesmo dia, às 21h30, o Fortaleza receberá o Atlhetico Paranaense, no Castelão. Ambas as partidas são válidas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: R7 - https://esportes.r7.com/futebol/ze-rafael-entra-faz-dois-e-palmeiras-goleia-fortaleza-no-brasileirao-28042019

Recomendado pelo Google: