header top bar

section content

Paraíba, Ceará, Pernambuco e Bahia dominam finais de Copa do Nordeste desde a volta do torneio

Final da edição deste ano entre Botafogo-PB e Fortaleza coloca Paraíba e Ceará em pé de igualdade a Pernambuco e Bahia em quantidade de decisões nos últimos anos

Por Pedro Alves

22/05/2019 às 11h11

Troféu Copa do Nordeste. Quem será o campeão?

A final da Copa do Nordeste de 2019 vai colocar frente à frente dois finalistas inéditos: Fortaleza e Botafogo-PB. Com essa decisão, também inédita, Paraíba e Ceará se igualam a Bahia e Pernambuco como os estados que mais chegaram em finais do Nordestão nos últimos anos. Desde que a Copa do Nordeste voltou a ser disputada, em 2013, os quatro estados decidiram o título três vezes, cada.

“Povo feliz”
O pequeno verso do paraibano Zé Ramalho em “Admirável Gado Novo” sintetiza bem o bom momento do futebol paraibano nos últimos anos, que vem se refletindo com bastante nitidez na principal competição regional do país. Dos sete campeonatos nesse período, o estado conseguiu vencer um, com o Campinense, em 2013. A partir desta quinta-feira, será a vez do Botafogo-PB buscar sua primeira taça no Nordestão e representar a Paraíba numa decisão.

Além do título do Campinense em 2013 e a futura disputa do Belo numa final, na edição deste ano, a Paraíba chegou outra vez no jogo da taça. Foi em 2016, novamente com o Campinense, que acabou se sagrando vice-campeão, depois de perder o título para o Santa Cruz, que àquela altura conseguia a sua primeira “Orelhuda”.

“Saia do meu caminho”
A terra de Belchior é outro estado que vem chegando bastante em decisões da competição. Parafraseando o compositor e cantor, Ceará e Fortaleza vêm constantemente mandando os adversários saírem dos seus caminhos na competição.

Desde a volta do campeonato, o futebol cearense conseguiu um vice e um título. Ambos com o Ceará. Em 2014, o Vozão bateu na trave e perdeu a decisão para o Sport. No ano seguinte, foi a vez do Alvinegro alcançar o seu primeiro título do Nordestão, ao bater o Bahia.

Neste ano, o Fortaleza faz o seu estado chegar à sua terceira final em sete temporadas. O Leão do Pici vai em busca do seu primeiro título da história na competição.

“A Bahia tem um jeito”
O verso de Caetano em “Terra” resume bem um dos mais charmosos estados do país. Aliás, foi por lá que o Brasil virou Brasil e, portanto, onde o Nordeste virou Nordeste. A Bahia é a terra que tem mais títulos do maior campeonato regional do país. São quatro taças do Vitória – o maior campeão nordestino – e três do Bahia.

Nas últimas sete edições de Copa do Nordeste, a Bahia, com o Bahia, chegou em três finais. O Tricolor de Aço foi vice-campeão em 2015 para o Ceará e, no ano passado, para o Sampaio Corrêa. Mas ficou com a “Orelhuda” em 2017, quando bateu o Sport.

“Leão do Norte”
Em uma das mais belas canções do Brasil em homenagem a um estado brasileiro, o pernambucano Lenine, em “Leão do Norte” homenageia seu estado e, mesmo que sem intenção, também reproduziu fielmente o que é o futebol pernambucano para o Nordeste: um dos mais fortes do país e da região. Não à toa, Pernambuco historicamente chega com muita força na Copa do Nordeste.

Dois dos seus maiores e mais tradicionais times são campeões do Nordestão: o Sport e o Santa Cruz. O Tricolor chegou à sua primeira taça da competição pós-2013. Em 2016 foi campeão ao vencer o Campinense na decisão.

Já o Sport, tricampeão da Copa do Nordeste, nas últimas sete temporadas, desde a volta do torneio para o calendário nacional do futebol brasileiro, chegou a duas finais. O Leão (do Norte) foi campeão em 2015 sobre o Ceará, e vice, em 2017, perdendo a decisão para o Bahia. Com esse retrospecto, Pernambuco é mais um estado a acumular três finais nos últimos sete anos de disputa do campeonato.

Confira os finalistas desde 2013

2013
Campeão: Campinense
Vice: ASA

2014
Campeão: Sport
Vice: Ceará

2015
Campeão: Ceará
Vice: Bahia

2016
Campeão: Santa Cruz
Vice: Campinense

2017
Campeão: Bahia
Vice: Sport

2018
Campeão: Sampaio Corrêa
Vice: Bahia

POR ESTADO (2013-2019)
Três finais
Bahia (2015, 2017 e 2018), Paraíba (2013, 2016 e 2019) e Ceará (2014, 2015 e 2019)

Uma final
Alagoas (2013) e Maranhão (2018)

Fonte: Pedro Alves - https://globoesporte.globo.com/pb/blogs/nordestino-de-coracao/post/2019/05/22/paraiba-ceara-pernambuco-e-bahia-dominam-finais-de-copa-do-nordeste-desde-a-volta-do-torneio.ghtml

Recomendado pelo Google: