header top bar

section content

Ceni x Piza: final inédita da Copa do Nordeste coloca promissores técnicos frente a frente

Comandantes de Fortaleza e Botafogo-PB, ambos de 46 anos, buscam primeiro título do regional para coroar de vez os seus trabalhos à frente de camisas pesadas do futebol do Nordeste

Por Cisco Nobre

23/05/2019 às 14h54

Técnicos Ceni e Piza

A decisão da Copa do Nordeste de 2019 reúne diversos ingredientes que devem parar tanto a capital cearense quanto a paraibana. Pela primeira vez, Fortaleza e Botafogo-PB vão disputar um título que, óbvio, é inédito para ambos. Um fato que é fundamental para o sucesso do Tricolor do Pici e do Alvinegro da Estrela Vermelha são jovens promissores comandantes. Um é Rogério Ceni, de 46 anos, ídolo máximo do São Paulo como goleiro, que vai se firmando como técnico após recolocar o centenário clube cearense na elite do Brasil. O outro é Evaristo Piza, campineiro, que tem a mesma idade do adversário, mas que faz um trabalho muito bom na equipe que sonha conquistar o acesso à segunda divisão do país. Serão dois jogos que vão expor boas ideias dos seus treinadores.

Rogério Ceni assumiu o Fortaleza para a temporada 2018, ano que marcava o centenário do clube que acabava de voltar para a Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então, a passagem é para lá de gloriosa: o Leão não só conseguiu o êxito na Segundona, como levantou a taça pela primeira vez na história. E, além disso, já em 2019, o Tricolor foi campeão cearense, derrotando o arquirrival Ceará. Para consumar ainda mais o trabalho satisfatório, o comandante quer a Copa do Nordeste.

Como principais atributos, o Fortaleza de Rogério Ceni é muito regular, oscila pouquíssimo. Conquistou a Série B de 2018 com nove pontos a mais que o CSA, vice-campeão. Fase que, aparentemente, tem sido mantida em 2019. Além do Cearense, que foi vencido com triunfos na ida e na volta da final contra o Ceará, o Tricolor do Pici protagoniza uma Copa do Nordeste de maneira bem feita. A liderança do Grupo A mostra isso, mas é na fase de mata-mata que o time tem conseguido se impor.

No Nordestão, o Fortaleza marcou 17 vezes, sofrendo apenas seis gols e perdendo uma única vez. Curiosamente, num dos primeiros jogos do ano, Rogério Ceni e seus comandados foram ao Estádio Almeidão, em João Pessoa, e perderam para o Botafogo-PB de Evaristo Piza. Aquele resultado de 1 a 0 para os paraibanos apimenta ainda mais os novos encontros entre os times.

Já Evaristo Piza tem uma história bem diferente da da lenda pentacampeã mundial. Afinal, o jovem treinador do Botafogo-PB não teve uma carreira tão fantástica como a de Rogério Ceni nas quatro linhas. E, como técnico, acumula trabalhos por clubes do interior de São Paulo, mas é pelo Belo que vai conseguindo subir de patamar consideravelmente.

Pelo Alvinegro da Estrela Vermelha, Evaristo Piza já levantou o Campeonato Paraibano deste ano numa campanha excelente, sendo derrotado apenas em duas oportunidades, isso quando escalou um time considerado reserva. Na Copa do Nordeste, o Botafogo-PB protagoniza o melhor desempenho de sua história, chegando a uma finalíssima pela primeira vez.

E mais do que as façanhas de conquistas, o Belo vai se firmando com um futebol bem jogado, controlando os adversários dentro e fora de casa, com muita posse de bola, bom rendimento defensivo, a melhor defesa do regional junto com o ABC, além de um ataque que não costuma passar em branco. Com Piza na beira do gramado, o Alvinegro encontrou a sua cara.

Na Copa do Nordeste, o Belo é o único sobrevivente de forma invicta: ainda não foi derrotado, mantendo uma invencibilidade de 10 partidas, com 15 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Com jovens treinadores, ambos de 46 anos, Fortaleza e Botafogo-PB vão lutar por mais uma taça na história. A grande fase vivida pelo Tricolor contra um dos momentos mais importantes para a história do Alvinegro. O primeiro capítulo da decisão acontece nesta quinta-feira, às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza. E o segundo e decisivo confronto está marcado para a próxima quarta-feira, às 20h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Fonte: Cisco Nobre - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/copa-do-nordeste/noticia/ceni-x-piza-final-inedita-da-copa-do-nordeste-coloca-promissores-tecnicos-frente-a-frente.ghtml

Recomendado pelo Google: