header top bar

section content

Com 27 gols sofridos em 30 jogos, Flamengo tem pior desempenho defensivo dos últimos cinco anos

Números da atual temporada revelam queda no rendimento da defesa em comparação aos 30 primeiros jogos oficiais desde 2015. Fla só não levou gols em oito partidas em 2019. Veja análise.

Por Roberto Maleson

27/05/2019 às 14h39

Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Fragilidade defensiva? O Flamengo disputou 30 partidas em 2019 e saiu ileso em apenas oito delas. Nas outras 22 partidas, a equipe levou 27 gols. No Brasileirão, o Fla sofreu gol em todos os seis jogos e tem a quinta defesa mais vazada da competição. A média de 0,9 gol sofrido por jogo coloca o Rubro-Negro entre as cinco defesas mais vazadas do ano, em comparação com os demais times da Série A.

O número se revela alto quando comparado com os primeiros 30 jogos oficiais dos últimos cinco anos. Desde 2015, o Flamengo vinha de uma sequência de queda no número de gols sofridos. A equipe passou de 24 gols sofridos em 2015 para 18 em 2018. Porém, neste ano veio o ápice da série, com 27 gols sofridos – um aumento de 67% em comparação com a temporada passada.

Além das bolas na rede, o Flamengo segue sem emplacar sequência de partidas sem sofrer gols. Foram apenas duas séries de jogos assim. Primeiro, na quarta e na quinta rodada da Taça Rio, os comandados de Abel Braga não levaram gol diante de Volta Redonda e Madureira. Depois, as finais do Carioca contra o Vasco foram a última sequência de pelo menos dois jogos sem ter a meta vazada.

Quando observada a quantidade de partidas sem sofrer gols, a temporada atual sublinha a dificuldade da equipe em passar jogos ilesos. Neste ano, foram apenas oito em 30 jogos oficiais. Desde 2015, o ano com menor número de partidas em que o Fla não levou gols foi 2015: 11 jogos sem sofrer gols. O melhor desempenho foi em 2018: 19 vezes com a meta zerada.

Como são os gols sofridos?
Para acertar a defesa é importante entender como o time sofre os gols. Dos 27 gols sofridos, 13 nasceram a partir de jogadas aéreas (48%). A bola aérea que tem sido fundamental no ataque também tem sido dor de cabeça para Abel Braga na defesa. Destes gols aéreos, quatro vieram de escanteios e dois de laterais alçados na área.

Quando analisado o local do campo dos gols sofridos, observa-se que apenas três dos 27 gols vieram de arremates de fora da área. Todas as outras 24 conclusões a gol foram de dentro da área, sendo 11 do lado esquerdo, nove do lado direito e quatro da marca do pênalti.

Por fim, vale avaliar que o fator casa não tem sido determinante para o time levar menos gols. Como mandante, o Flamengo sofreu 14 gols na temporada enquanto levou outros 13 como visitante. A instabilidade defensiva é geral, independente do mando de campo.

Fonte: Roberto Maleson - https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/com-27-gols-sofridos-em-30-jogos-flamengo-tem-pior-desempenho-defensivo-dos-ultimos-cinco-anos.ghtml

Recomendado pelo Google: