header top bar

section content

Treze volta a ficar dois meses sem vencer e totaliza apenas 31,11% de aproveitamento em 2019

Galo da Borborema é o lanterna do Grupo A da Série Cdo Campeonato Brasileiro, acumula três empates e duas derrotas. Até aqui, a temporada é para o torcedor alvinegro esquecer

Por Cisco Nobre e Silas Batista

29/05/2019 às 15h02

Time do Treze

Um ano para esquecer. Pelo menos até aqui. O torcedor do Treze iniciou 2019 com altas expectativas; afinal, era a temporada em que o clube voltava a disputar um Campeonato Brasileiro da Série C. No entanto, desde janeiro, na disputa do Campeonato Paraibano, o time não engrenou e, após escapar do rebaixamento no estadual, modificou boa parte do elenco, além de trocar o treinador, para encarar a Terceirona do Brasileirão. Apesar disso, após cinco rodadas da competição nacional, o Galo da Borborema ainda não conseguiu uma vitória sequer, é o lanterna do Grupo A e, de quebra, completou dois meses sem vencer uma partida, totalizando um aproveitamento de 31,11% no ano.

O torcedor trezeano tem tido pouquíssimos motivos para comemorar. Até aqui, o time de Campina Grande acumula 15 partidas disputadas em 2019, conseguindo somente três vitórias. Por sinal, todos os triunfos aconteceram no Campeonato Paraibano, o último sendo no dia 27 de março, contra o arquirrival Campinense, por 1 a 0, pela 10ª e última rodada da primeira fase do estadual. O Galo também derrotou o CSP e o Esporte de Patos.

Quando se analisa o desempenho dos setores de ataque e defesa do time, os números também não são nada animadores. Até agora, somadas as participações no estadual e na Série C do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro de Campina Grande marcou apenas 13 gols e sofreu 16, perfazendo um saldo negativo de três gols durante a temporada.

Em 2019, até então, quatro técnicos passaram pelo Estádio Presidente Vargas: o time começou com Maurílio Silva, depois apostou em Marcinho Guerreiro e terminou o Campeonato Paraibano tendo Kléber Romero como interino; e, após uma campanha horrível no estadual, no qual o Galo terminou na quarta colocação do seu grupo, à frente apenas do rebaixado Serrano-PB, o clube contratou um homem de confiança, Flávio Araújo.

O treinador foi o responsável por comandar a equipe na temporada passada, que terminou com o vice-campeonato da Série D. O bom desempenho na competição rendeu o acesso ao Galo da Borborema para a terceira divisão deste ano, mas Flávio Araújo acabou não permanecendo para o início da nova temporada. No entanto, topou voltar para a disputa da Terceirona do Brasil.

Além do comandante, o Treze trouxe nomes que agradam a torcida, como o meia Marcelinho Paraíba, o zagueiro Ítalo, além do atacante Maxuell Samurai. O trio voltou para o início da Série C, mas, na primeira metade do primeiro turno, o Galo ocupa a lanterna do Grupo A, sem vencer uma única vez. O Alvinegro perdeu para o Náutico dentro de casa e mais recentemente para o Globo FC no Rio Grande do Norte. Além disso, foram três empates: contra Santa Cruz (fora), ABC (em casa) e Imperatriz (fora).

Com uma mudança profunda no elenco do Campeonato Paraibano para a Série C do Campeonato Brasileiro, os números individuais do elenco trezeano também são esquisitos. Afinal, até então, três atacantes dividem a artilharia do clube no ano. O primeiro é Adailton Bravo, que marcou duas vezes na estreia pelo Paraibano contra o Esporte de Patos, num dos três triunfos do Galo no ano, e depois acabou perdendo espaço, sendo dispensado ainda durante o estadual.

Com a mesma quantidade de gols está Vanger, também do setor ofensivo, que foi peça importante para ajudar o Alvinegro a fugir da queda: marcou no empate com a Perilima e também na vitória sobre o Campinense. O último e também líder da artilharia é Eduardo, que chegou junto com o técnico Flávio Araújo para a disputa da Série C e tem tido um bom desempenho na competição, marcando também dois tentos até o momento. Diferente de Bravo, os dois últimos permanecem no elenco.

No Brasileiro da Série C, o aproveitamento do Treze é de 20%, o pior da competição, junto com Atlético-AC e Luverdense, duas equipes do Grupo B.

O momento é bastante desagradável e a pressão volta a atormentar o Alvinegro de Campina Grande. Na última segunda-feira, inclusive, na reapresentação do elenco, o treinamento foi fechado e nenhuma entrevista coletiva foi concedida. E, nessa terça-feira, o presidente Walter Júnior e o diretor de futebol Ivandro Neto foram ao gramado do PV para conversar com o grupo todo. Apesar do bom relacionamento e da confiança do torcedor, Flávio Araújo e os seus comandados precisam mostrar serviço, vencer os seus jogos para diminuir a pressão e, assim, fugir da ameaça de rebaixamento. Caso contrário, persistindo o jejum, o 2019 trezeano ficará marcado como uma das piores temporadas do clube na década, completando mais meses de seca.

Fonte: Cisco Nobre e Silas Batista - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/times/treze/noticia/treze-volta-a-ficar-dois-meses-sem-vencer-e-totaliza-apenas-3111percent-de-aproveitamento-em-2019.ghtml

Recomendado pelo Google: