header top bar

section content

Seleção encara anfitriãs em cidade francesa que carrega traços de um brasileiro; entenda

Palco das oitavas de final deste domingo, Le Havre foi devastada durante a Segunda Guerra e contou com artistas e arquitetos em sua construção. Praça central é projeto de Niemeyer

Por Globo Esporte

22/06/2019 às 10h39

Torcida da França tem lotado jogos de sua seleção na Copa (Foto: Reuters)

O cruzamento com as anfitriãs foi mais cedo do que se esperava (ou até planejava). Uma das favoritas ao título desta Copa do Mundo, a França será a adversária do Brasil nas oitavas de final. Com torcida a seu favor, retrospecto positivo e um time forte, elas são um forte obstáculo para os objetivos da Seleção. E a expectativa é de nova casa cheia em Le Havre, palco do confronto deste domingo.

Maior cidade na região da Normandia, Le Havre é considerada patrimônio da humanidade. E especial para os franceses, que carregam memórias de um período de dor. Foi devastada por inúmeros bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. O processo de reconstrução demorou quase duas décadas e teve a participação de diversos artistas e arquitetos.

Entre eles, um brasileiro que ficou famoso em todo o mundo. As curvas de Oscar Niemeyer estão em uma das praças mais importantes e movimentadas de Le Havre e são um traço marcante da cidade. Sua obra do centro cultural e de biblioteca é chamada de ”O Vulcão”. Foi finalizada em 1982 e atrai turistas e moradores.

A arquitetura de Le Havre foge do clássico de outras regiões da França. E isso também é uma herança do período da guerra, quando a cidade foi ocupada pelos nazistas e bombardeada por tropas aliadas. Os prédios antigos foram destruídos e deram lugar a uma arquitetura pós-moderna, com construções mais atuais.

Expectativa de casa cheia

Quis o cruzamento da Copa do Mundo que a seleção brasileira tivesse a oportunidade de enfrentar as donas da casa em uma cidade que tem fortes ligações com a arte de um brasileiro. A França é amplamente favorita no confronto, mas nada que assuste as brasileiras.

– Acho que será um jogo muito equilibrado. Nós respeitamos a seleção da França, e acredito que elas nos respeitam também. Eu acho que em uma Copa do Mundo você tem que ir para o tudo ou nada. Claro que com uma estratégia, armando muito bem a equipe. Quem errar menos vai sair com a vitória – disse a atacante Cristiane.

A torcida da França abraçou sua seleção feminina neste Mundial. Todos os jogos das anfitriãs na primeira fase tiverem os ingressos esgotados. A Fifa espera novamente casa cheia em Le Havre. E pressão sobre as brasileiras. O Stade de Oceane tem capacidade para 25 mil pessoas.

Festa da Música anima fim de semana

O fim de semana do jogo entre Brasil e França foi ainda mais especial no país sede da Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, dia 21 de junho, foi comemorado o dia de Fête de La Musique, a festa da música. A celebração marca o início do verão no hemisfério no norte e é marcada pelas ruas lotadas com diversas bandas espalhadas.

Em Le Havre, não foi diferente. E o local escolhido para reunir a maior quantidade de pessoas foi justamente a praça projetada por Niemeyer. Resta saber quem irá comemorar mais no fim de semana: brasileiras ou francesas.

O duelo entre Brasil e França será domingo, às 16h. A TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em tempo real.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-feminino/copa-america-feminina/noticia/selecao-encara-anfitrias-em-cidade-francesa-que-carrega-tracos-de-um-brasileiro-entenda.ghtml

Recomendado pelo Google: