header top bar

section content

Ainda sem levar gols na Copa América, Brasil tem melhor defesa do mundo com Tite; veja números

Seleção sofreu apenas 10 gols nos 39 jogos com treinador, não foi vazada em 30 partidas e, na comparação com melhores equipes do mundo, é disparada a com melhor desempenho no setor

Por Globo Esporte

26/06/2019 às 08h09

A Seleção virou um time intransponível com Tite

Faça um exercício. Cite os cinco maiores nomes da seleção brasileira na história. Quantos são jogadores de defesa? Agora pense nos cinco maiores nomes da equipe atual do Brasil. Quantos são defensores? Neste censo informal, imagine quantos responderam nenhum para a primeira questão e quantos citaram, pelo menos, dois nomes para a segunda. Não é em vão. A Seleção virou um time intransponível com Tite. É a dona da melhor defesa do mundo.

Ao lado da Colômbia, o Brasil é o único time que ainda não sofreu gols na Copa América. São 547 minutos sem ser vazado – a última vez foi na vitória por 3 a 1 contra a República Tcheca, em março. Nada anormal para quem, de 39 jogos sob o comando do atual treinador, não levou gols em 30, ou quase 77% deles. Foram 10 gols sofridos no período. A equipe de Tite é a que menos teve suas redes balançadas na comparação com as melhores seleções do mundo.

O GloboEsporte.com comparou os números do Brasil com os 20 países mais bem posicionados no último ranking divulgado pela Fifa, mais Peru, Venezuela e Paraguai, classificados às quartas de final da Copa América e que não estão no Top-20. O período analisado foi desde 1º de setembro de 2016, quando Tite estreou.

Com 10 gols sofridos em 39 partidas, a Seleção tomou, em uma média, 0,25 gols por partida no intervalo. O país que mais se aproxima do Brasil é o Irã, 20º colocado do ranking da Fifa, que foi vazado 21 vezes e tem uma média de 0,52 gols sofridos no período.

Nos nove jogos em que sofreu gols, o Brasil foi vazado duas vezes em uma mesma partida apenas uma vez: na derrota contra a Bélgica, por 2 a 1, nas quartas de final da Copa do Mundo. Tite só foi derrotado outra vez, por 1 a 0, em amistoso com a Argentina, em junho de 2017, na Austrália.

Mérito da defesa. E do meio. E do ataque
A estratégia para manter tais números passa não apenas pelos jogadores de defesa. Os demais setores também atuam. Primeiro, para ter a bola. Nos três jogos da Copa América até agora, o Brasil teve média de 70% de posse de bola.

Depois, para impedir as finalizações rivais, e isso implica evitar jogadas de bola parada e desarmes, seja no campo de ataque ou defesa.

Por último, o trabalho fica com Alisson, um dos melhores goleiros do mundo.

Fonte: Globo Esporte - https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/ainda-sem-levar-gols-na-copa-america-brasil-tem-melhor-defesa-do-mundo-com-tite-veja-numeros.ghtml

Recomendado pelo Google: