header top bar

section content

Jorge Jesus, do Flamengo, melhor técnico

Treinador do Rubro-Negro é o segundo estrangeiro a conquistar o Brasileirão na história e o primeiro "gringo" a conquistar a competição no atual formato

Por CBF

11/12/2019 às 08h30

Prêmio Brasileirão 2019 (Créditos: Lucas Figueiredo/CBF)

Milhares de portugueses deixaram a Terrinha e vieram para o Brasil para ganhar a vida em um passado não muito distante. Jorge Fernando Pinheiro de Jesus é mais um deles. Em pouco menos de um ano, o treinador chegou ao Flamengo e, assim como a maioria de seus compatriotas, conquistou espaço e também venceu em território verde e amarelo. Com uma campanha impressionante, o “Mister”, como é chamado carinhosamente pela Nação Rubro-Negra, conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, este último que não vinha para o clube há dez anos, na mesma temporada.

Estes feitos fizeram com que o português fosse eleito o melhor técnico do Brasileirão 2019 e o prêmio veio das mãos da lenda Zagallo. Jorge Jesus é o segundo técnico estrangeiro a conquistar a competição. Ele repete o feito de Carlos Volante, campeão com o Bahia em 1959. No atual formato, de pontos corridos, o português é o único “gringo” a levantar o troféu mais cobiçado do futebol brasileiro. O êxito é motivo de muito orgulho para o treinador.

Jorge Jesus foi jogador de futebol por 17 anos e atuou por clubes do seu país de origem. Mas foi como treinador que o português começou a aparecer para o mundo. O profissional está em atividade na função desde 1989 e tem passagens marcantes por Belenenses, Benfica, Braga e Sporting. Antes de vir ao Flamengo, o primeiro clube que trabalhou na América do Sul, comandou o Al-Hilal, da Arábia Saudita.

A campanha de Jorge Jesus pelo Flamengo tem números impressionantes. O time bateu o recorde de pontos no formato atual do Campeonato Brasileiro, com 90 somados. O clube também tem o ataque mais positivo em uma edição na era dos pontos corridos, desde que a competição passou a ter 20 clubes, em 2006, com 86 tentos marcados.

Recomendado pelo Google: