header top bar

section content

Palmeiras vence fora de casa e chega a 25 anos sem perder em estreias de paulista

Os tentos daquela partida foram anotados por Diego Souza (duas vezes), Léo, Robert e Cleiton Xavier.

Por Palmeiras

23/01/2020 às 08h36

O jogador Marcos Rocha, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Ituano FC, durante partida válida pela primeira rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Novelli Junior (Foto: Cesar Greco/Divulgação))

O Palmeiras superou a equipe do Ituano, na noite desta quarta-feira (22), no Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), pela estreia do Campeonato Paulista de 2020, por 4 a 0, com gols de Marcos Rocha, Lucas Lima, Zé Rafael e Willian (todos no segundo tempo). Com o resultado, o Verdão manteve a sina de não perder nas estreias do Estadual desde 1996 – o último revés foi há 25 anos, para a Portuguesa, no debute do Paulista de 1995, por 2 a 1. No total, agora, são 15 vitórias e nove empates em 24 edições (em 2002, o Verdão não disputou a competição).

Em uma estreia de Paulista, aliás, o Palmeiras não vencia por um placar elástico desde 2010, quando bateu o Mogi Mirim por 5 a 1 (ou seja, com os mesmos quatro gols de diferença). Os tentos daquela partida foram anotados por Diego Souza (duas vezes), Léo, Robert e Cleiton Xavier.

Com o resultado, de quebra, Vanderlei Luxemburgo manteve uma incrível marca pessoal. O comandante palestrino, hoje em sua quinta passagem pela agremiação, segue com retrospecto de 100% de aproveitamento em estreias do Paulista: em 1993, venceu o Rio Branco; em 1994 e 1996, bateu a Ferroviária; em 2008, superou o Sertãozinho; e em 2009, ganhou do Santo André (2009). Tetracampeão paulista pelo Alviverde (1993, 1994, 1996 e 2008), Vanderlei Luxemburgo é o treinador que mais levantou canecos do Estadual pelo clube, ao lado de Oswaldo Brandão (que faturou os de 1947, 1959, 1972 e 1974).

Dentre os jovens da base em 2019 passaram a integrar o elenco principal do Verdão, destaca-se na partida desta noite o volante Gabriel Menino. O jogador de 19 anos fez sua terceira partida pelo Verdão, sendo a segunda seguida como titular: dentre atletas oriundos da base, é o primeiro caso de jogador que atinge sequência de titularidade no time profissional desde o zagueiro Thiago Martins, que teve sua última sequência escalado dentre os 11 principais em 2018. Já no grupo dos experientes, Felipe Melo completou sua terceira partida como zagueiro e capitão – algo que acontece desde o início dessa temporada (o camisa 30 já havia sido testado na posição nas duas partidas iniciais válidas pela Florida Cup). Como capitão, essa é a 12ª vez que o atleta iniciou uma partida pelo Verdão, sendo a terceira em 2020.

Destaques do Duelo

Com 95 partidas, o lateral-direito Marcos Rocha chegou ao seu 5º gol pelo clube. O jogador chegou ao Palmeiras em 2018 e, naquela mesma temporada, já se sagrou campeão brasileiro com o time.

Lucas Lima foi outro jogador mantendo sua regularidade em relação aos jogos disputados pelo torneio amistoso da Florida Cup. O jogador marcou de pé de esquerdo, após chutar cruzado e cortar seu marcador, em jogada iniciada por Dudu. Antes disso, o meia havia marcado contra o New York City, na última partida do Alviverde (Florida Cup), e contra o Vasco (Campeonato Brasileiro de 2019, em 06/11). Com o tento, o camisa 20 chegou ao seu nono gol pelo Maior Campeão do Brasil. Um dos reforços trazidos para o time em 2018, Lucas Lima sagrou-se campeão brasileiro pela agremiação naquele mesmo ano. Ao todo, são 110 partidas disputadas – 68 vitórias, 26 empates e 16 derrotas.

Zé Rafael fez um belíssimo gol. O terceiro da noite! Gabriel Veron tocou para Dudu, que, ao receber a pelota na entrada da área, abriu para Marcos Rocha cruzar rasteiro. Foi aí que o camisa 8 girou o corpo e deu um refinado toque na bola.

Willian Bigode sempre vem traduzindo seu trabalho e esforço em gols: com o tento de hoje, chegou aos 40 gols pelo clube, se isolando na 4ª colocação dos que maiores artilheiros da agremiação neste Século (antes, dividia posição com Kleber Gladiador, com 39). Agora, Willian está a apenas um gol de igualar Valdivia (41). No topo da lista, estão Vágner Love (54 gols) e Dudu (68 gols).

Recomendado pelo Google: