header top bar

section content

Grega será primeira mulher a iniciar revezamento da tocha olímpica

Atiradora Anna Korakaki fará o percurso inicial no dia 12 de março

Por Agência Brasil

08/02/2020 às 13h00 • atualizado em 08/02/2020 às 13h02

Anna Korakaki (Foto: REUTERS/Edgard Garrido /Direitos reservados)

Pela primeira vez desde 1936 uma mulher dará início ao revezamento da tocha olímpica. A atiradora grega Anna Korakaki, de 23 anos, foi a escolhida para protagonizar o ato simbólico nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A atleta grega, medalha de ouro na Rio 2016 no tiro de pistola a 25m, foi selecionada pelo Comitê Olímpico da Grécia. Faz parte da tradição dos Jogos Olímpicos um atleta natural do país, berço da Olímpiada, dar início ao revezamento da tocha.

O caminho do artefato começa a ser trilhado no dia 12 de março, após uma cerimônia especial no histórico estádio de Olímpia, na Grécia. A tocha de Tóquio 2020 será acesa por uma atriz, personalizando uma sacerdotisa, que a entregará a Anna Korakaki. A atleta grega fará o percurso inicial e depois dará a tocha acesa à corredora japonesa Mizuki Noguchi, campeã na maratona dos jogos de Atenas 2004. A maratonista e outros dois campeões olímpicos japoneses (o judoca Tadahiro Nomura e a lutadora SAori Yoshida) carregarão a tocha pela Grécia.

Por fim, caberá a outra atleta grega, Ekatemi Stefanidi, campeã olímpica no salto com vara, entregar a tocha para o comitê organizador dos Jogos de Tóquio 2020, no estádio Panatenaico, em Atenas. No dia 20 de março a tocha deixa a Grécia com destino ao Japão. Ao chegar ao destino, a tocha acesa passará por 47 cidades, começando pela região de Tohokui, no nordeste do país asiático. O revezamento da tocha terminará no novo estádio Nacional de Tóquio, no dia 24 de julho, dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Recomendado pelo Google: