header top bar

section content

Com medidas especiais da CBF, Copa do Nordeste 2020 retorna nesta terça (21)

Entidade realiza rigoroso protocolo de saúde para garantir a segurança dos envolvidos. Partida de reabertura será entre o atual campeão, Fortaleza, e o América-RN. Bola rola às 20h no Barradão

Por CBF

21/07/2020 às 09h05 • atualizado em 21/07/2020 às 09h37

Aferição de temperatura é obrigatória para acesso aos estádios em todos os jogos da Copa do Nordeste (Créditos: Lucas Figueiredo/CBF)

A Copa do Nordeste 2020 retorna nesta semana com sete partidas válidas pela oitava e última rodada da Primeira Fase. O pontapé de reinício será nesta terça-feira (21), entre Fortaleza-CE e América-RN, no Estádio do Barradão, em Salvador (BA), às 20h (de Brasília). Mais do que bola rolando, a competição será o começo do “novo futebol” para os torneios da CBF em tempos de pandemia. A entidade máxima do futebol brasileiro contratou o Hospital Israelita Albert Einstein para a realização da testagem de Covid-19 em todos os atletas e comissões técnicas. Os testes foram integralmente custeados pela CBF e já foram realizados nas 14 equipes envolvidas.

Os exames foram feitos antes de as equipes iniciarem seu deslocamento para a Bahia, estado escolhido para sediar a reta final da disputa. A maior competição regional do país será a primeira entre clubes de estados distintos a ser realizada num mesmo estado. Além de jogadores e técnicos, a testagem também é feita em árbitros e assistentes. Todos os estádios passarão por rigoroso processo de higienização e disporão de toda a estrutura necessária, como aferimento de temperatura para todos os envolvidos nas partidas, sinalizações para o distanciamento entre atletas e integrantes das comissões técnicas no banco de reservas, totens de álcool em gel em pontos estratégicos e protocolo específico para garantir a segurança dos profissionais de imprensa.

No gramado, ficarão apenas os profissionais da área técnica das empresas detentoras dos direitos de transmissão. O número máximo de envolvidos na cobertura in loco foi reduzido para possibilitar maior segurança e controle, considerando o cenário excepcional que estamos vivendo. Só estarão habilitadas para a cobertura as pessoas que tiverem o pedido de credenciamento aprovado. A lista ficará com o supervisor de imprensa da CBF, no ponto de acesso.

No jogo de reabertura, o atual campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza é o líder do Grupo A, com 14 pontos, e já garantiu a vaga às Quartas de Final. O América-RN é o sexto colocado, com seis pontos, e já não tem mais chances de classificação. A Liga do Nordeste, a Federação Bahiana de Futebol e os clubes participantes estão recomendando através das mídias locais que seus torcedores não compareçam nos arredores dos estádios e evitem aglomerações ao assistirem os jogos.

Os demais jogos serão disputados na quarta-feira (21) e, como envolvem classificação, serão disputados no mesmo horário, às 20h. No Grupo A, Fortaleza e Bahia já garantiram a classificação e quatro times disputam as duas últimas vagas. A melhor situação é a do Botafogo, que ocupa a terceira posição, com 12 pontos, e precisa apenas de um empate para garantir a classificação. O Belo enfrenta o Vitória no Joia da Princesa, em Feira de Santana.

Logo abaixo dos paraibanos na tabela está o ABC, com nove pontos. O clube potiguar duela com o CSA no Centro Esportivo Praia do Forte, em Mata de São João. Com uma vitória, o Alvinegro também se garante na próxima fase. Na quinta e na sexta colocação, respectivamente, Sport e CRB ainda lutam pelas quartas de final.

O Leão Pernambucano tem nove pontos e enfrenta o Confiança na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Com uma vitória, pode ultrapassar tanto ABC quanto o Botafogo, dependendo dos outros resultados. Já o CRB mede forças com o Ceará no Barradão, em Salvador. Com oito pontos, precisa vencer seu jogo e torcer contra vitórias de Sport e ABC.

Na outra chave, tudo está aberto entre os cinco primeiros colocados. Apenas três pontos separam o Confiança, líder, do Santa Cruz, que é o quinto. O Tricolor Coral vai até Riachão do Jacuipe enfrentar o River, já eliminado, no Eliel Martins. O Santa é o único dos times que ainda têm chance que não depende só dele para se classificar.

Com 13 pontos, Confiança e Vitória dividem a liderança. Abaixo deles, com 11, estão Ceará e Náutico, que enfrenta o Bahia em Pituaçu, em Salvador. O Santa Cruz tem dez pontos e depende de resultados para tentar sua classificação.

Tudo que você precisa saber sobre os jogos de retorno da Copa do Nordeste

Todos os jogos deste retorno da Copa do Nordeste serão realizados em sede única. Bahia foi o estado escolhido. Além da capital baiana, Salvador, outras três cidades receberão partidas: Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Mata de São João. Os jogos não terão a presença de torcedores, e um rigoroso protocolo de segurança e saúde vai ser aplicado nos estádios para garantir que a bola role com todos os cuidados necessário devido à pandemia de Covid-19.

21/07 (Terça-feira) – 20h (Horário de Brasília)

Fortaleza x América-RN – Estádio Manoel Barradas (Barradão)

Arbitragem:
Thayslane de melo Costa – Sergipe
Daniel Vidal Pimentel – Sergipe
Vanessa Santos Azevedo – Sergipe

22/07 (Quarta-feira) – 20h (Horário de Brasília)

Sport x Confiança – Arena Cajueiro, Feira de Santana

Arbitragem:
Antonio Dib Moraes de Sousa – Piauí
Márcio Iglesias Araújo Silva – Piauí
Janystony Rabelo de Melo – Piauí

ABC x CSA – Centro Esportivo Praia do Forte, Mata de São João

Arbitragem:
Marielson Alves Silva – BA
Marcos Welb Rocha de Amorim – BA
Daniella Coutinho Pinto – BA

CRB x Ceará – Estádio Manoel Barradas (Barradão), Salvador

Arbitragem:
Wagner Reway – PB
Oberto da Silva Santos – PB
Kildenn Tadeu Morais de Lucena – PB

Bahia x Náutico – Estádio do Pituaçu, Salvador

Arbitragem:
Denis da Silva Ribeiro Serafim – AL
Esdras Mariano de Lima Albuquerque – AL
Pedro Jorge Santos de Araújo – AL

Botafogo-PB x Vitória – Estádio Joia da Princesa, Feira de Santana

Arbitragem:
Mayron Frederico dos Reis Novais – MA
Elson Araújo da Silva – MA
Raphael Max Borges Pereira – MA

River x Santa Cruz – Estádio Eliel Martins – Riachão do Jacuípe

Arbitragem:
Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro – RN
Luis Carlos de França Costa – RN
João Henrique Queiroz da Silva – RN

Recomendado pelo Google: