header top bar

section content

VÍDEO: Árbitra sertaneja sofre preconceito durante expulsão de jogador em partida do Campeonato Paraibano

A juíza que é natural da cidade de Patos, e única mulher paraibana pertencente aos quadros da FPF e CBF, deixou registrado na súmula da partida seu sentimento de indignação: "Me senti ofendida em minha honra e moral"

Por Luiz Adriano

31/01/2023 às 16h50 • atualizado em 31/01/2023 às 16h57

Em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Paraibano 2023, realizado na noite desta segunda-feira (30), entre Botafogo X Auto Esporte, no estádio Almeidão, em João Pessoa, o zagueiro do time automobilista, Tiago Bob, o qual também atuava como capitão, criticou de forma preconceituosa a atitude da árbitra da partida, Ruthyanna Camila, ao expulsá-lo aos 26 minutos do segundo tempo.

Ele disse: “É nisso que dá botar mulher para apitar”. A frase que soou como uma forma de preconceito, foi registrada na súmula do jogo. Ruthyanna argumentou que expulsou o atleta por ele ter merecido o segundo cartão amarelo, o que consequentemente, segundo a regra, ele deveria tomar o vermelho.

Na súmula da partida a árbitra escreveu que se sentiu ofendida em sua honra e moral.

Ruthyanna Camila tem 27 anos e é natural de Patos – foto: Ismar/ Diventare Press

NOTA

O Auto Esporte emitiu uma nota em suas redes sociais lamentando o fato e se comprometeu a disciplinar seu atleta. Confira na íntegra:

NOTA OFICIAL:

O Auto Esporte Clube vem a público se solidarizar e pedir desculpas à árbitra Ruthyanna Camila, que apitou com excelência o BotAuto nesta segunda-feira (30), e também para todas as mulheres que foram ofendidas pela fala do nosso atleta.

Prezamos por mais respeito e inclusão em todas as esferas da sociedade. O lugar da mulher é no futebol sim! E onde mais ela quiser.

Medidas internas serão tomadas a respeito desse caso.

ÁRBITRA

Ruthyanna Camila tem 27 anos e é sertaneja, natural de Patos. Na Paraíba ela  é a única mulher que pertence ao quadro da Federação Paraibana de Futebol (FPF). Desde 2015 a patoense está inserida como árbitra da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ano passado Ruthyanna apitou a partida entre Treze X Campinense, se tornando assim a primeira mulher a apitar o Clássico dos Maiorais. Nesta segunda-feira (30), novamente a sertaneja deu mais um show de arbitragem também em um dos maiores clássicos do futebol paraibano, entre Botafogo X Auto Esporte, onde foi marcado pela atitude preconceituosa do zagueiro do Macaco Autino.

DIÁRIO ESPORTIVO

Recomendado pelo Google: