header top bar

section content

VÍDEO: Botafogo emite nota de repúdio sobre ação da PM contra torcedores no Estádio Almeidão

Em resposta às indagações do clube, a Polícia Militar da Paraíba também emitiu uma nota referindo-se ao caso e disse que "a corporação vai instaurar uma sindicância para apurar o fato em toda sua extensão"

Por Luiz Adriano

17/07/2023 às 18h48 • atualizado em 17/07/2023 às 18h57

O Botafogo de João Pessoa emitiu uma nota de repúdio em suas redes sociais contra a ação da Polícia Militar praticada na noite do último sábado (15) após a partida contra o Aparecidense, no estádio Almeidão, na capital paraibana.

De acordo com o texto postado, o Botafogo cobrou explicações dos policiais militares e relatou que a torcida comemorava pacificamente a vitória do clube contra a Aparecidense.

“A ação desnecessária, truculenta e desproporcional realizada por policiais militares lotados no Almeidão na noite do dia 15/07/2023 provocou grande revolta entre os torcedores, jornalistas e autoridades presentes, posto que não havia nenhum motivo para as agressões insanas contra jovens, mulheres, crianças e idosos, enfim contra a nossa torcida”, diz um trecho.

Foto: reprodução/MaisPB

O time paraibano ressalta ainda que imagens divulgadas pela imprensa e por meio das redes sociais, “demonstram o abuso de poder, agressividade e falta de preparo dos policiais envolvidos”.

O Botafogo enfatizou que tratava-se de um momento pacífico de comemoração e que em nenhum momento houve agressão por parte da torcida. Conforme o Belo, “não havia animosidade entre torcidas, posto que era jogo de torcida única”. O texto aponta que no local havia crianças, mulheres, idosos e que “foram agredidos indistintamente”.

O Botafogo venceu por 2X1 e está no G8 com 21 pontos ocupando a 6ª colocação na Série C do Brasileirão.

Veja a nota do Belo na íntegra:

O BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE vem a público repudiar veementemente e cobrar explicações da ação dos Policiais Militares contra nossa torcida enquanto esta comemorava pacificamente a vitória do clube contra a Aparecidense no Estádio “O Almeidão”.

A ação desnecessária, truculenta e desproporcional realizada por policiais militares lotados no Almeidão na noite do dia 15/07/2023 provocou grande revolta entre os torcedores, jornalistas e autoridades presentes, posto que não havia nenhum motivo para as agressões insanas contra jovens, mulheres, crianças e idosos, enfim contra a nossa torcida.

Vale destacar que, antes que a PM queira legitimar a conduta dos seus integrantes envolvidos, as imagens divulgadas pela imprensa e por terceiros em vídeos que circulam nas redes sociais, por si só, dizem tudo, são claríssimas e demonstram o abuso de poder, agressividade e falta de preparo dos policiais envolvidos.

A truculência e o despreparo demonstrados pelos policiais nos vídeos, chocam, basicamente, por vários motivos: 1) Era um momento pacífico de comemoração; 2) Em nenhum momento houve agressão por parte da torcida; 3) Não havia animosidade entre torcidas, posto que era jogo de torcida única; 4) Crianças, mulheres, idosos foram agredidos indistintamente.

As imagens não deixam dúvidas da truculência e abuso de poder de integrantes da Polícia Militar. O uso de cavalaria contra os torcedores que estavam apenas comemorando a vitória do time do coração, o uso de spray de pimenta contra crianças, idosos e pessoas asmáticas, a intimidação evocando ordem de prisão contra o Vice-Presidente do Botafogo Futebol Clube deixam claro que o ato foi premeditado e feito de forma racional, sem compaixão alguma, sob a ordem do Comandante do Policiamento.

O QUE DIZ A POLÍCIA MILITAR:

Neste domingo (16) a Polícia Militar da Paraíba também emitiu uma nota referindo-se ao caso e disse que “a corporação vai instaurar uma sindicância para apurar o fato em toda sua extensão”.

A nota reforça o trabalho feito pelos policiais durante este ano no Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Quanto ao acontecido do último sábado no Almeidão, a PM disse que “caso a apuração final constate alguma conduta isolada em desacordo aos procedimentos operacionais, serão tomadas as medidas cabíveis”.

Veja a nota da PM na íntegra:

NOTA

A Polícia Militar informa que recebeu os vídeos e acompanhou os relatos de torcedores sobre a ação que aconteceu durante a dispersão do jogo entre Botafogo-PB e Aparecidense-GO, na noite do último sábado (15), pelo Campeonato Brasileiro Série C, no estádio O Almeidão, em João Pessoa, e que a corporação vai instaurar uma sindicância para apurar o fato em toda sua extensão.

A PM ressalta que até este mês de julho, os profissionais da corporação já
atuaram no policiamento de quase 100 jogos de futebol de Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, entre outros, não sendo registrado nenhum incidente provocado por ações de policiais, pelo contrário, as intervenções feitas evitaram fatos que comprometiam a segurança dos torcedores. Em relação ao último sábado (15), caso a apuração final constate alguma conduta isolada em desacordo aos procedimentos operacionais, serão tomadas as medidas cabíveis.

Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM)

EXPLICAÇÃO

No vídeo que está no topo do texto o jornalista Luiz Adriano diz que o Botafogo e a sociedade aguarda uma posição da PM, visto que, não tínhamos recebido ainda a Nota da Polícia Militar.

DIÁRIO ESPORTIVO

Recomendado pelo Google: