header top bar

section content

Aluna de Santa Helena conquista prata nos Jogos Escolares em João Pessoa e índice para etapa nacional

Maria Evenilly, de 13 anos, disputou a modalidade Arremesso de Peso. Ela é aluna do 8° ano da Escola Municipal Tiburtino Veríssimo Dantas, no distrito de Várzea da Ema, município de Santa Helena

Por Jocivan Pinheiro

24/09/2023 às 12h31 • atualizado em 24/09/2023 às 14h20

Maria Evenilly e o professor Júnior Dias (Foto: Divulgação)

A estudante Maria Evenilly da Silva Sousa, 13 anos, aluna do 8° ano da Escola Municipal Tiburtino Veríssimo Dantas, localizada no distrito de Várzea da Ema, no município de Santa Helena, Sertão do estado, conquistou medalha de prata na modalidade Arremesso de Peso na etapa estadual dos Jogos Escolares da Paraíba, que aconteceram na Vila Olímpica, em João Pessoa.

Após uma avaliação interna entre alunos da escola, Evenilly mostrou desenvoltura para o atletismo e então começou a ser treinada pelo professor de Educação Física Escolar Júnior Dias, visando a classificação para a etapa estadual dos jogos.

Professor Júnior Dias explicou que os treinamentos específicos para modalidades de atletismo começam quando as etapas regionais estão se aproximando. O objetivo é fazer com que os alunos alcancem os índices classificatórios determinados pelos Jogos.

“Tudo começa, na verdade, dentro da escola. Dentro da escola é o início da avaliação com eles. A gente faz uma seletiva e começa os treinamentos para a etapa regional. Alunos das quinze cidades da região competem entre si e em seguida os campeões da etapa regional vão para a etapa estadual. Mas tudo isso é através de índice. Às vezes os campeões não vão nem para a etapa estadual. Porque tem que ter o índice”, disse o professor.

Para avançar à etapa estadual, Evenilly precisava arremessar o peso a uma distância mínima de 7m. E ela conseguiu. Já na etapa estadual, a jovem atleta foi mais longe e arremessou o peso a 8m e 6cm de distância. Não conquistou o ouro por pouco. Mas bateu o índice de classificação para etapa nacional que acontecerá em Brasília durante os dias 26 de outubro a 9 de novembro.

“Estou muito realizada por ter conseguido esse título maravilhoso. Gratidão a Deus, à minha família e ao professor, que acreditou no meu potencial e me ajudou desde o início. Agora o arremesso de peso está sendo meu foco e daqui adiante vai continuar sendo meu foco. Minha felicidade está imensa. Chegar em João Pessoa e conseguir esse título estava sendo o maior dos meus objetivos”, destacou Maria Evenilly.

Professor Júnior Dias explicou que, apesar de estar dentro do índice, ainda não se tem certeza se Evenilly vai disputar os jogos na Capital Federal. É preciso aguardar posicionamento dos organizadores da etapa estadual. “Se for para levar o vice, ela está pronta para ir porque ela também tem índice para a etapa nacional”, ressalta o professor.

Professor Júnior Dias destacou, ainda, que os estudantes da rede municipal de Santa Helena que disputam torneios esportivos sempre recebem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Helena, através da Secretaria de Educação e Esportes, com uniformes, calçados e logística (alimentação durante o percurso da viajem). No caso dos Jogos Escolares da Paraíba, ao chegarem a João Pessoa, o Governo do Estado entra com hospedagem e café da manhã para os jovens.

“Quero também aqui agradecer ao prefeito João Cléber, que não mede esforços para apoiar e incentivar o esporte local”, disse.

DIÁRIO ESPORTIVO

Recomendado pelo Google: