header top bar

section content

VÍDEO: Único radialista esportivo que cobre o Sousa desde a fundação conta experiências locais e nacionais

No Dia do Radialista, Adelmo Vieira, que tem 36 anos de profissão, recorda cobertura de Copas do Brasil, Copas do Nordeste, disputas da Série D do Brasileirão e títulos do Campeonato Paraibano

Por Jocivan Pinheiro

07/11/2023 às 17h31 • atualizado em 07/11/2023 às 18h26

Com 65 anos de idade, Adelmo Vieira é um dos mais importantes radialistas do mundo esportivo paraibano. Ele tem 36 anos de atividade, cobriu a trajetória do Sousa Esporte Clube desde a fundação do clube e já transmitiu jogos da seleção brasileira e de gigantes do futebol nacional.

Adelmo recorda que fazia propaganda em carros de som e foi convidado pelo radialista F. Lunguinho (já falecido) para atuar como repórter. Começava ali a história do radialista em coberturas esportivas.

Adelmo já participou da cobertura de seis Copas do Brasil disputadas pelo Sousa e partidas contra equipes como Flamengo e Vasco, além de jogos da seleção brasileira contra Argentina e Bolívia no estádio Arruda, no Recife.

Ao longo desses 34 anos de profissão, ele é o único repórter que cobre o Sousa desde a fundação do clube em 1991. De lá para cá são seis Copas do Brasil, duas Copas do Nordeste, disputas da Série D do Brasileirão e dois títulos do Campeonato Paraibano.

“Nós fomos ao Rio para Flamengo, para Vasco, dois jogos de seleção brasileira, Brasil e Argentina no Arruda, Brasil e Bolívia também no Arruda, fomos para vários jogos. É só agradecimento, primeiro a Deus e depois os companheiros que foram citados aqui”, destaca o radialista.

Adelmo Vieira, radialista sousense (Foto: Bruno Rafael/TV Diário do Sertão)

Adelmo já passou por todas as emissoras de rádio de Sousa e também teve uma passagem pela Rádio Oeste AM de Cajazeiras, ao lado de Ricardo Brilhante e Eugênio Rodrigues. Ele também apresentou programa jornalístico político nas rádios Progresso AM, 104 FM e Líder FM.

A palavra de Adelmo é gratidão à profissão por ter conhecido vários companheiros de imprensa de Sousa, além de ter compartilhado conhecimento com colegas de outros estados. “Parabenizar a todos os radialistas, todos que fazem imprensa, um dia maravilho para todos, que Deus abençoe cada um”, finaliza o veterano.

O Dia do Radialista é celebrado em 7 de novembro por causa do compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903. Mas os profissionais de rádio também festejam o 21 de setembro, pois foi nessa data, em 1943, que o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que criou um piso salarial para a profissão.

DIÁRIO ESPORTIVO

Recomendado pelo Google: