header top bar

section content

Sousa vai ao STJD e pede suspensão do registro do Belo como campeão de 2018

Dino quer também que as indicações dos clubes que vão representar a Paraíba nas competições de 2019 não sejam feitas até que a Operação Cartola - que investiga corrupção no estadual - se encerre

Por Globo Esporte PB

12/04/2018 às 11h08 • atualizado em 13/04/2018 às 10h48

Advogado do Sousa, Marcelo Santiago (Foto: Elise Duque/Assessoria do TJDRJ)

O Sousa foi ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitar que a nomeação do Botafogo-PB como campeão paraibano deste ano e a indicação de clubes para representar a Paraíba em competições de 2019 não sejam validades enquanto a Operação Cartola, que investiga supostos atos de corrupção no futebol profissional paraibano, estiver em andamento. O advogado do Dinossauro, Marcelo Santiago, no entanto, faz questão de esclarecer que o clube não está sequer cogitando pleitear a suspensão da competição.

A operação policial comandada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público investiga um suposto esquema de corrupção no futebol da Paraíba, que teria manipulado resultados nas úiltimas oito edições da 1ª divisão do Campeonato Paraibano. O caso envolve a Federação Paraibana de Futebol (FPF), o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJD-PB), a Comissão Estadual de Arbitragem do Futebol da Paraíba (Ceaf-PB), clubes, dirigentes e a ex-presidente da FPF, Rosilene Gomes. Inclusive, o próprio Sousa e o seu presidente Aldeone Abrantes também estão na mira da investigação, embora não tenham sido alvos de mandados de busca e apreensão.

Tomando a investigação como base, o Sousa foi, na última segunda-feira, ao STJD solicitar que a Justiça Desportiva mantenha o campeão paraibano deste ano e os representantes do estado nas competições de 2019 em suspenso. Lembrando que, além do Botafogo-PB como campeão, o estadual definiu também Belo e Campinense como representantes da Paraíba na Copa do Brasil do próximo ano, o Alvinegro da Estrela Vermelha na Copa do Nordeste, a Raposa na fase preliminar do Nordestão, e o Rubro-Negro e o Serrano-PB na Série D.

– A anulação é respectiva à operação que está investigando o campeonato. A operação está investigando toda a competição e existem dúvidas sobre a arbitragem. Com árbitros que, inclusive, apitaram o mata-mata do Sousa contra o Botafogo-PB. Essa operação, botando tudo em pratos limpos, nós dá até margem para o êxito da nossa ação – declarou o advogado Marcelo Santiago.

O advogado do Sousa lembrou que o envolvimento de clubes e árbitros está sendo investigado. E entre os nomes investigados está o de Antônio Carlos Rocha, árbitro da FPF que apitou a partida do Dino contra o Botafogo-PB, fechando uma das repescagens do estadual, no último dia 15 de março. O confronto realizado no Almeidão terminou com derrota do time sertanejo por 3 a 1. A diretoria alviverde reclamou da atuação da arbitragem logo após o jogo.

– A gente não está pedindo a anulação do campeonato. Estamos pedindo a suspensão do registro do título do campeão da edição. E suspender também a indicação dos clubes para as competições (Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D) até que se apure tudo. Não tem como anular a competição, até porque o campeonato já acabou. Mas pode-se avaliar os jogos e principalmente a atuação da arbitragem como no mata-mata quando fomos prejudicados pela arbitragem – avaliou o advogado.

De acordo com Marcelo Santigo, o pedido do Sousa deve ser julgado já nesta quinta-feira no STJD.

Fonte: Globo Esporte PB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/campeonato-paraibano/noticia/sousa-vai-ao-stjd-e-pede-suspensao-do-registro-do-belo-como-campeao-de-2018.ghtml

Recomendado pelo Google: