header top bar

section content

China comemora o inchaço da Copa do Mundo em 2026

Torneio terá 48 seleções

Por Ana Maria

16/01/2017 às 15h00 • atualizado em 16/01/2017 às 09h37

© Reuters

Os chineses comemoraram a decisão da Fifa, divulgada nesta semana, de ampliar o número de seleções na Copa do Mundo a partir de 2026. O total de times passa de 32 para 48 e, com isso, eles acreditam que terão mais chances de conquistar uma vaga no Mundial. A China é uma potência olímpica, mas, quando se trata do futebol, está só engatinhando. Até hoje, o país só disputou a Copa de 2002 e ocupa o distante 83.º lugar no ranking da Fifa.

O cenário para a Copa do Mundo de 2018 não é muito favorável. Nas Eliminatórias Asiáticas, os chineses estão em último lugar no Grupo 1, formado também por Irã, Coreia do Sul, Usbequistão, Síria e Catar. Até agora, foram dois empates e três derrotas em cinco partidas. No segundo turno, vão precisar de um milagre – tirar uma diferença de oito pontos para a Coreia do Sul – para alcançar uma das duas vagas diretas para o Mundial da Rússia.

A China não quer apenas jogar uma Copa, mas também quer fazer o seu próprio Mundial. Por isso, estuda se candidatar para 2026 ou 2030. O problema é que já tem gente na fila. Como o torneio de 2022 será disputado no Catar, a China não poderia ser a sede de 2026 pela regra de revezamento dos continentes criada pela Fifa – os dois países se localizam na Ásia.

Se o foco for 2030, os chineses vão enfrentar outro obstáculo: a Copa está “prometida” para a candidatura conjunta de Uruguai e Argentina para celebrar o centenário do torneio. O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, se comprometeu com os uruguaios a fazer um Mundial no local da primeira edição depois de 100 anos de disputa.

No entanto, as favas não estão totalmente contadas. A favor dos chineses está a enorme infraestrutura do gigante asiático. A China é um dos poucos países no mundo com capacidade de, sozinho, sediar 80 jogos em apenas um mês de acordo com o novo formato do Mundial.

Dinheiro não falta. Basta olhar a lista de estrelas mundiais contratadas recentemente, como Carlitos Tevez e Oscar. Além disso, os chineses são parceiros comerciais da “nova Fifa” e patrocinaram o último Mundial de Clubes.

Obviamente, a determinação para o desenvolvimento do futebol na China veio de cima. O presidente Xi Jinping é um entusiasta do esporte. Com informações do Estadão Conteúdo.

Notícias ao Minuto

Recomendado pelo Google: